Peugeot Landtrek: motor da picape ainda é “pedra no sapato”
Inédita picape Peugeot Landtrek ainda tem um dilema para resolver: os motores disponíveis têm menos potência do que a concorrência
O motor ainda é a “pedra no sapato” da inédita picape Peugeot Landtrek – e este é um dos motivos que está atrasando o lançamento do modelo no Brasil. Se quisesse, a Peugeot poderia dar um banho de potência na Toyota Hilux com a Landtrek 2.4 de 213 cv e 320 Nm. Mas a Stellantis não quer, pois picapes médias com motor a gasolina não vendem bem no Brasil. Por isso, a solução é achar um motor a diesel potente e econômico.
A Peugeot Landtrek foi lançada no México com uma versão 1.9 turbo diesel de 150 cv e 350 Nm, além da 2.4 turbinada a gasolina. Porém, nesse caso, a potência é baixa e quem daria um banho seria a Hilux, que tem 203 cv. A Stellantis sabe que não consegue competir no Brasil e na Argentina com um motor de 150 cv. A Volkswagen Amarok, com 180 cv, perdeu espaço. As fortes Chevrolet S10 e Ford Ranger têm 200 cv. A Nissan Frontier tem 190 cv e menos do que isso dificulta.
O problema é que a Stellantis não tem um motor turbo diesel com essa potência para equipar a Peugeot Landtrek. Do portfólio da Ram não dá para vir nada, pois sua linha é focada nos V6 e V8. Dentro da própria Peugeot francesa está a solução que deve ser adotada: o motor 2.0 BlueTDi 180 turbo diesel do furgão Expert. Mas, como o nome já diz, a potência é de 180 cv, com 400 Nm. Há ainda um 3.0 HDi 180 de 177 cv e 400 Nm do New Boxer europeu.
Se usar o motor 2.0 BlueTDi do Expert, a Stellantis pode fazer modificações para deixá-lo mais potente. Porém, nesse caso, perderia parte do grande atrativo deste motor, que é consumir menor e emitir menos poluição. É possível que Peugeot venha com duas versões de sua picape média – uma para trabalho com 180 cv e uma mais forte para competir com a Volkswagen Amarok V6. Nesse caso, a opção seria usar o motor V6 de 400 da Ram SLT que é vendida no México.
Também é possível que a Peugeot Landtrek abra mão do consumo baixo do 2.0 BlueTDi 180 e aumente sua potência para 190 ou até 200 cv. Nesse caso – e também se vier com os 180 cv originais –, a Peugeot terá de reforçar alguns atributos de sua picape, como o visual moderno, a multimídia de 10” com câmera de ré e visão 360 graus, além da capacidade de carga um pouco maior do que a da concorrência (1.200 kg).
A Peugeot Landtrek tem 5,329 m de comprimento, 1.963 m de largura, 1,897 m de altura e 3,180 m de distância entre-eixos. Ela é maior do que a Toyota Hilux e menor do que a S10 e a Ranger em comprimento. Ganha em largura e altura das três futuras rivais e supera duas delas no entre-eixos (perde só para a Ranger).
Espera-se que a Peugeot Landtrek seja lançada no Brasil até o final deste ano, com tração 4x2 e 4x4 e câmbio automático de 6 marchas. Uma fonte da Stellantis disse ao Guia do Carro que “no momento certo voltaremos a falar” sobre a Peugeot Landtrek. O projeto foi desenvolvido na China em parceria com a Changan. No mercado chinês, ela é oferecida como Changan Hunter e Kaicheng F70.