Peugeot passa a produzir o 208 em fábrica do Rio de Janeiro
A partir desta quarta-feira, a Peugeot Citroën passa a produzir o modelo 208 em Porto Real, no Rio de Janeiro. Segundo informou a montadora, para lançar o novo modelo no Brasil, a empresa investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e na adaptação do Centro de Produção de Porto Real para produzi-lo.
“A participação dos veículos do grupo vendidos fora da Europa continua progredindo, passando dos 24% em 2009 para 33% em 2011 e 38% em 2012. Estamos, assim, seguindo para atingir nosso objetivo de ter 50% de nossas vendas mundiais fora da Europa em 2015 e o Brasil, como um dos maiores mercados automotivos do mundo, é peça importante para concretizá-lo”, afirmou, em nota, Philippe Varin, presidente mundial da PSA Peugeot Citroën.
O centro de produção de Porto Real completará, no dia 1º, 12 anos de atividades e passou por um projeto de ampliação de capacidade, em que as linhas foram ampliadas e, no total, ganharam 83 novos robôs. Entre os novos equipamentos, há também a criação de um sistema de soldagem automática a laser do teto e tampa traseira; processo automático de produção de portas, capô e tampa traseira; entre outros. Os 208 produzidos no Rio vão atender o mercado nacional e também serão exportados.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou que aprovou financiamento de R$ 154 milhões à Peugeot Citroën para o desenvolvimento do 208 na fábrica de Porto Real.
O banco afirma também que o empreendimento da Peugeot Citroën prevê investimentos para a formação técnica na região sul-fluminense, com cursos profissionalizantes a jovens carentes da comunidade de Porto Real. “A montadora, em conjunto com demais empresas do polo industrial de Resende e Porto Real, vai participar da construção de uma nova escola técnica na região, com capacidade para o atendimento de 400 alunos por ano”, diz o banco.