Peugeot quer revolucionar setor com carros que durem 25 anos
Peugeot quer estender a vida útil dos carros fazendo com que eles permaneçam novos por mais tempo; design inovador será fundamental
A Peugeot apresentou uma proposta revolucionária durante o E-Lion Day, evento no qual a fabricante revelou sua nova estratégia para os próximos anos. Além de anunciar o lançamento de cinco modelos totalmente elétricos na Europa nos próximos dois anos (e-308, e-308 SW, e-408, e-3008 e o e-5008).
Para o mercado europeu, a Peugeot comunicou que contará com portfólio de veículos eletrificados até o fim deste ano e que em 2025 vai oferecer apenas veículos totalmente elétricos no Velho Continente.
“O E-Lion Project vai definir a estratégia da Peugeot como marca de veículos elétricos e garantirá que estejamos conectados ao pulso da sociedade para oferecer uma mobilidade que esteja de acordo com os valores de nossa marca”, afirmou Linda Jackson, CEO da empresa.
A principal inovação prometida pela Peugeot, no entanto, diz respeito ao desenho dos futuros automóveis elétricos, que serão baseados inteiramente em novas plataformas desenvolvidas pelo grupo Stellantis.
Como serão totalmente elétricos, a montadora pretende recriar o formato dos carros com novas propoções, aproveitamento maior do espaço interno e sistemas elétricos ou eletrônicos que permitam explorar novas formas de controlar o veículo.
Essas nova forma de criar veículos vai permitir, segundo a montadora, estender a vida útil dos automóveis elétricos para 20 ou 25 anos, contra os 15 anos (em média) dos modelos com motor a combustão atuais.
Esse novo ciclo de vida útil vai representar uma oportunidade para os designers criarem interiores que permitam substituir determinados componentes por itens recondicionados ou reciclados a fim de garantir que os carros permaneçam novos por mais tempo, como foi apresentado no carro conceito Inception. Já os equipamentos acionados por software serão atualizados por meio de wi-fi (Over The Air).
“Chega de carros de segunda mão; em vez disso, vamos oferecer um carro novo e personalizado que você pode atualizar a qualquer momento, dependendo de suas necessidades. Um produto sempre renovado qe mantém seu valor ao longo de sua vida útil”, afirmou Matthias Hossann, diretor de design da Peugeot.
O Brasil não ficou de fora no E-Lion Day, e a Peugeot afirmou que vai oferecer uma opção 100% elétrica em todos os segmentos nos quais atuar já a partir do próximo ano.
Hoje a Peugeot conta com três opções elétricas em seu catálogo no País: e-208 GT, e-2008 GT e o comercial e-Expert. O e-308 e o e-408 podem ser as próximas novidades por aqui, assim como as vans e-Partner e e-Boxer.