Peugeot revela detalhes do novo (e revolucionário) i-Cockpit
Nova cabine vai se chamar Panoramic i-Cockpit e estrar no novo Peugeot 3008, SUV 100% elétrico que será apresentado em setembro
Lançado há 10 anos, o Peugeot i-Cockpit já se tornou um marco na indústria automotiva por oferecer um estilo diferente de cabine. Mas, como qualquer inovação, necessita se modernizar para seguir fiel à sua proposta.
É o que a Peugeot promete com a nova geração do conjunto, denominada Panoramic I-Cockpit, que deve estrear no novo SUV 3008, que será totalmente elétrico e tem sua primeira apresentação mundial programada para setembro deste ano.
O destaque da nova cabine será um grande monitor curvo, de 21” com tela de alta definição que vai transmitir a impressão de flutuar sobre o painel, proporcionando um efeito combinado de quadro de instrumentos e head-up display.
No lado esquerdo, o monitor terá agrupadas as principais informações sobre a condução do veículo – velocidade, indicador de potência, assistentes de condução, fluxo de energia etc. Já no lado direito estarão as informações e controles de climatização, navegação, multimídia e conectividade, por exemplo. Estes também poderão ser comandadas pelo passageiro.
A parte central do painel reúne os chamados i-Toggles, teclas sensíveis ao toque que vão poder ser personalizadas. Permitindo que cada cliente programe as 10 funções mais usadas, como um endereço frequente no navegador, estação de rádio preferida ou a temperatura do ar-condicionado, por exemplo.
O volante do Panoramic i-Cockpit vai continuar pequeno e terá novos comandos integrados, com teclas que, embora táteis, terão de ser “apertadas” para serem acionadas, a fim de evitar comandos errados.
O novo 3008 não terá alavanca ou seletor para acionar o “câmbio”; em vez disso, haverá um pequeno conjunto de teclas ao lado do botão de acionamento do motor. Isso permitiu criar um console com mais espaço e carregamento de celulares por indução.
A Peugeot afirma que essa será a maior mudança promovida no i-Cockpit em seus 10 anos de história e ainda promete apresentar uma combinação inédita de material e qualidade de acabamento (provavelmente investindo em reciclados).