Peugeot revela e-308 SW, a primeira perua elétrica da Europa
Agora 100% elétricos, Peugeot e-308 e Peugeot e-308 SW podem rodar cerca de 400 km com uma carga de bateria (será que vêm para o Brasil?)
A Peugeot apresentou na França duas novidades de sua gama de carros 100% elétricos: o Peugeot e-308 e o Peugeot e-308 SW. Os dois carros já estavam disponíveis em suas versões híbridas plug-in e chegarão ao mercado em 2023. Assim, a Peugeot se torna a primeira marca europeia a oferecer uma perua totalmente elétrica.
Este ano rodamos na França com o Peugeot 308 SW Plug-in Hybrid. Agora, fica a expectativa de que a Peugeot traga para o Brasil esta novidade, a primeira perua elétrica da Europa. Apesar de o segmento de station wagon ter praticamente desaparecido, os fãs de peruas gostariam de ver o Peugeot e-308 SW no país.
A Peugeot foi escolhida pela Stellantis para ser a marca que vai liderar a corrida dos carros elétricos dentro da supermontadora. Por isso, mesmo com pequenos volumes, é possível que os novos e-308 hatch e e-308 SW estejam no radar de importação. A Citroën será a marca de carros populares e acessíveis.
Os 308 e 308 SW totalmente elétricos serão movidos por um trem de força elétrico totalmente novo, com um motor de 115 kW (156 cv) e uma nova bateria de alta tensão de 54 kWh, proporcionando um alcance de 400 km, aproximadamente.
Os motoristas podem escolher entre três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – para escolher uma forma de condução que se adapte à estrada em que estão, enquanto o modo "Brake" permite que os condutores ganhem mais quilômetros quando o pedal do acelerador é liberado para otimizar a recuperação de energia.
Na Europa, os Peugeot e-308 e e-308 SW contarão com um carregador trifásico integrado de 11 kW fornecido como padrão. No carregador rápido de 100 kW, a bateria irá de 20% a 80% em menos de 25 minutos. Por enquanto, o único carro elétrico de passeio da marca do leão do Brasil é o Peugeot e-208 GT.
Os carros vêm com piloto automático adaptativo, i-Cockpit, head-up display personalizável e multimídia tátil de 10”. A Peugeot caprichou na cabine. Os carros trazem i-toggles virtuais totalmente configuráveis e i-Connect Advanced, um sistema de infoentretenimento que torna a viagem mais intuitiva e gratificante.
Novas rodas de alumínio de 18” foram desenvolvidas especificamente para as versões 100% elétricas do Peugeot 308 e 308 SW, com eficiência aerodinâmica projetada para otimizar o desempenho. A Peugeot pretende ter pelo menos uma versão totalmente elétrica de todos os seus carros até 2025. Os preços não foram divulgados.