Peugeot volta ao grupo das grandes marcas de carro no Brasil
Marca francesa teve ano histórico com crescimento de 41% e demonstra vigor na parceira de motores com a Fiat
A Peugeot comemora um ano histórico no Brasil. A montadora francesa pulou do 12º para o 10º lugar no ranking de vendas e volta ao grupo das grandes marcas de carros no país. Foram 41.767 unidades vendidas e 2,13% de participação no mercado de automóveis de passeio e comerciais leves em 2022. No ano anterior, havia sido 29.549 vendas e 1,50% de participação.
Sob administração da Stellantis, a Peugeot demonstra vigor na parceria de motores com a Fiat (também da Stellantis). O destaque da marca do Leão foi o Peugeot 208, que vem registrando resultados expressivos mês a mês no segmento B-Hatch. Em 2022, foram vendidas 29.901 unidades, volume 44% superior à soma de 2020 e 2019, quando entregou 16.321 e 4.403, respectivamente.
No seu nicho, o Peugeot 208 encerrou o ano na 5ª posição, uma ascensão expressiva se comparada a 2020, período em que a marca ficou na 9ª colocação; ou se relacionada ao 16º lugar obtido em 2019. A motorização 1.0 oriunda da Fiat, recém-lançada, também alcançou a 5ª posição no B-Hatches 1.0, com 10.536 veículos comercializados, representando 35% do mix total em 2022.
Desde que passou a equipar o Peugeot 208 em maio do ano passado, a versão se mostra um sucesso entre os consumidores, que aprovaram o casamento do motor 1.0 de 3 cilindros com os atributos de dirigibilidade do hatch francês.
O Peugeot Partner Rapid também registrou um desempenho destacado em 2022, com 2.031 unidades emplacadas, atingindo 8% e o 2º lugar no segmento de B/C Van, sucesso entre consumidores que optam pelo uso misto do veículo, com o transporte de passageiros e cargas no mesmo compartimento.
Os carros elétricos da Peugeot responderam pelo emplacamento de 289 veículos, encerrando o ano na 9ª posição, um segmento no qual a marca iniciou com o modelo e-208 GT e recentemente passou a vender o SUV e-2008 GT.