Picapes da Fiat equivalem à Hyundai inteira. Como seria sem elas?
Fiat perderia liderança no Brasil sem as picapes Strada, Toro e Titano, mas ainda ocuparia um lugar surpreendente no ranking
Das 521 mil vendas da Fiat no Brasil no ano passado, 204 mil vieram das picapes Strada, Toro e Titano. Elas são fundamentais para a liderança da marca italiana no Brasil. Vendem tanto que o volume equivale a uma Hyundai inteira.
Se fosse uma montadora à parte, a “Fiat Picapes” ainda ficaria à frente da Hyundai por 539 unidades e ocuparia o quarto lugar no ranking geral de vendas do Brasil. Mas, e como ficaria a Fiat sem as suas picapes?
Sem as picapes Strada, Toro e Titano, a Fiat contaria apenas com as vendas dos automóveis de passeio e dos comerciais leves Fiorino, Scudo e Ducato. Somaria então 316 mil vendas. Assim, perderia a liderança no mercado brasileiro para a Volkswagen, que vendeu 400 mil veículos.
Mas – surpresa – ainda assim a Fiat ocuparia uma posição honrada no ranking brasileiro: seria nada menos do que a vice-campeã de vendas, pois estaria à frente da Chevrolet, que fechou o ano com 315 mil registros. Os números ficariam assim:
- Volkswagen (total) - 400.414
- Fiat (carros, furgões e vans) - 316.525
- Chevrolet (total) - 314.956
- Fiat (picapes) - 204.757
- Hyundai (total) - 204.218
Como os números comprovam, as picapes são fundamentais para o negócio da Fiat no Brasil. A Strada, além de líder da categoria, é tetracampeã nacional de vendas (2021 a 2024), considerando todas as categorias.
A Toro é imbatível em sua categoria (picapes monobloco médias-compactas) e nunca perdeu a liderança desde seu lançamento. A Titano, lançada este ano na categoria de picapes médias-grandes com chassi), já alcançou a meta de 1.000 vendas por mês.
As picapes também são a grande diferença entre a Fiat do Brasil e a Fiat da Itália, que se tornou menor do que a “nossa”. Lá, o Fiat Panda (carro mais vendido da Itália com 99.914 registros), é o único modelo da marca no top 15.