Polestar 3 é o SUV elétrico “primo” do futuro Volvo EX90
Polestar 3 usa a mesma base do Volvo EX90 e vai concorrer com modelos como BMW IX e Audi e-tron; SUV já pode ser encomendado no exterior
A Polestar, marca de veículos elétricos derivada da Volvo e integrante do grupo Geely, apresentou ontem (12) o seu primeiro SUV. Trata-se do Polestar 3, modelo construído sobre a nova plataforma SPA2, a mesma que será usada pelo Volvo EX90.
Contando com dois motores (um em cada eixo), o Polestar 3 é capaz de entregar 495 cv e 85,7 kgfm na configuração básica ou 524 cv e 92,8 kgfm quando equipado com o pacote opcional Performance. A velocidade máxima, contudo, é sempre limitada a 208 km/h.
Já a autonomia – item mais relevante no caso de veículos elétricos – é superior a 600 km (em ciclo WLTP), garante a montadora, com a ressalva de que esses números do Polestar 3 ainda precisam ser homologados. O tempo de recarga de 10% a 80% é de 30 minutos, e o carro possui sistema bidirecional, que possibilita utilizá-lo como fonte de energia.
Apesar do seu peso elevado (2.584 kg), o Polestar 3 conta com diversas tecnologias que visam conferir mais agilidade e melhor dirigibilidade a ele. O motor traseiro, por exemplo, conta com um sistema de vetorização de torque com dupla embreagem e a suspensão possui amortecedores adaptativos. Um sistema pneumático está disponível com o pacote Performance, que ainda inclui calibração específica e rodas de 22”.
O design do Polestar 3 é inspirado no conceito Precept e, ao contrário do sedã Polestar 2, o SUV não ostenta uma grade convencional na dianteira. Em vez disso, há um discreto aerofólio que orienta o ar sobre o capô. O design padrão da Polestar, com os faróis de LED em forma de T está presente.
Atrás, a linha do teto do Polestar 3 se curva levemente terminando em outro aerofólio discreto. O grande conjunto óptico corta toda a extensão da traseira e nas extremidades do para-choque há pequenos defletores.
Por dentro, o Polestar 3 conta com o sistema de infoentretenimento Android Automotive similar ao do sedã Polestar 2, com uma grande tela de 14,5” no centro do painel como grande destaque.
O quadro de instrumentos conta com uma tela de 9” e a cabine possui acabamento com material sustentável, incluindo couro com certificação de bem-estar animal. O pacote Performance inclui insertos dourados. Todos os Polestar 3 contarão com teto panorâmico de vidro, câmera de manobras com visão 360° e diversos recursos de assistência ao condutor.
O Polestar 3 já está disponível para encomendas na Europa, na China e nos Estados Unidos, mas a previsão é de que as entregas comecem somente no último quadrimestre de 2023.