Polo 2022 vale a pena? Por que o hatch da Volks não vende?
Rodamos uma semana com o Volkswagen Polo Highline 2022, agora equipado com a multimídia VW Play
O Volkswagen Polo é um carro injustiçado no Brasil. O carro é ótimo e ficou ainda melhor na linha 2022, que ganhou a multimídia VW Play de 10”. A conexão é facílima e ampla. A tela está embutida no painel, o que deixa o carro bem sofisticado por dentro. Porém, o carro vende mal no Brasil.
Em 2022, o Polo registrou pouco mais de 2,1 mil unidades. Um número ridículo, considerando que ele perde até para modelos caros como o BMW Série 3 (2,4 mil) e o Toyota SW4 (7,6 mil). É culpa do carro, do mercado ou da própria Volkswagen? Veja alguns fatos.
Design
O VW Polo tem um design sóbrio e moderno. Trata-se de um hatch compacto com proporções perfeitas, facilmente adaptável para a elegância ou a esportividade. Isso vale para o interior do carro. Tanto que o Polo 2023, que chegará no ano que vem, não terá grandes diferenças visuais.
Detalhes legais
A grande novidade do Polo 2022 é a multimídia VW Play, que é excelente. O carro também tem painel de instrumentos digital de 10,25”, rodas de liga leve de 17”, sensor de estacionamento dianteiro, monitoramento da pressão dos pneus, frenagem automática pós-colisão, bancos de couro, câmera traseira, volante multifuncional, borboleta para trocas de marchas e airbags laterais (mas, pelo preço, deveria ter seis airbags).
Dirigibilidade
Além da ótima posição de dirigir (mais afundada no banco), o VW Polo tem um comportamento dinâmico agradável. Ele não é duro como os antigos carros da Volkswagen, mas também não é molenga. É um carro prático para ser usado na cidade e na estrada.
Motor e câmbio
O Polo Highline, assim como o Comfortline, utiliza o motor 1.0 TSI da Volkswagen. Este motor tem 3 cilindros em linha e entrega 116/128 cv de potência (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque. O câmbio automático de 6 marchas permite trocas manuais pela alavanca e pelo volante. É um motor extremamente confiável e que mostra boa eficiência, com ótimo casamento com a transmissão adotada.
O Polo 1.0 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, um bom número. Porém, o turbo tem um certo retardo para responder quando o motorista faz solicitações imediatas no pedal do acelerador. Nas acelerações progressivas a resposta é bem melhor, por isso o Polo demonstra agilidade na utilização urbana e também nas ultrapassagens.
A borboleta do câmbio sequencial também é boa aliada na estrada, quando há necessidade de reduzir rapidamente uma ou duas marchas em ultrapassagens ou mesmo de antecipar uma marcha para cima quando o carro já está embalado, para economizar combustível.
Consumo
Com gasolina, o Polo 1.0 TSI faz 12,2 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada. Rodando em trecho urbano sem congestionamentos entre 70 e 80 km/h conseguimos média de 17,1 km/l com o Polo 2022. Isso mostra que o carro pode ser bem econômico.
Para extrair sua potência máxima, entretanto, é preciso utilizar etanol. Com esse combustível, o Polo faz 8,4 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada.
O que poderia ser melhor?
A ausência de um simples puxador de segurança no teto das portas é lamentável num carro de R$ 117 mil (faz falta em muitas situações). A ausência de airbags de cortina deixa os passageiros do banco traseiro mais expostos em caso de acidente. Algumas batidas secas na suspensão traseira também incomodam um pouco.
Vale a pena?
Apesar de tudo, vale, pois ele tem a faixa de preço igual ao do novo Hyundai HB20 1.0 TGDI, por exemplo, e traz alguns itens superiores, como o consumo. Se a compra ficar muito para o fim do ano, porém, talvez seja melhor esperar a chegada do Polo 2023. Mas o risco que se corre é de a futura versão 170 TSI vir menos potente e custando a mesma coisa que a atual 200 TSI.
Por que o Polo não vende bem?
Trata-se de uma questão estratégica da Volkswagen. A montadora americana decidiu concentrar a produção nos carros mais modernos no T-Cross, que lidera o segmento SUV. O que sobra de peças vai para o Nivus e para o Virtus, que também usam a plataforma MQB.
Além disso, na fábrica de Taubaté (SP), que ainda produz carros na antiga plataforma PQ-24, a Volkswagen consegue fabricar o Gol e o Voyage para atender clientes corporativos, como locadoras, frotistas e motoristas de aplicativos. O Polo paga o pato de ser um bom hatchback num mercado cheio de opções e não ser prioridade da Volks.
Versões e preços
Polo 1.0 MPI (aspirado) - R$ 78.550
Polo Comfortline 1.0 TSI - R$ 109.370
Polo Highline 1.0 TSI - R$ 117.510