Por que a Chrysler decidiu acabar com a picape Dodge Ram
Criada em 1980 e conhecida pelos brasileiros em sua segunda geração, em 1995, a picape Dodge Ram sumiu para mudar o perfil do público
Dodge Ram é um nome forte no mundo das picapes, mas a Chrysler teve a ousadia de acabar com ele. Mas por que, se desde 1980 as picapes Dodge Ram eram sinônimo de status, estilo e poder?
O nome Ram (carneiro) foi usado em uma picape Dodge pela primeira vez em outubro de 1980, como modelo 1981. Eram picapes grandes Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla. A primeira geração foi produzida até julho de 1993.
Foi na segunda geração (1993 a 2001) que o público brasileiro conheceu – e se apaixonou – pela picape Dodge Ram. O modelo vendido no Brasil era um Dodge Ram 1500 com duas opções de motor V8: 5,2 litros e 5,9 litros.
Apesar da fama, só foi vendido mais um ano, em 1996. Voltou vários anos depois, em 2004, como Dodge Ram SR-T 10 com um enorme motor V10 de 8,3 litros. Depois teve outras versões até 2009.
Mas em 2010 o nome Dodge Ram desapareceu. A Chrysler decidiu criar uma divisão exclusiva de picapes chamada Ram Trucks, pois não queria mais clientes que só compravam esse tipo de veículo por causa da moda ou do status.
A ideia foi atingir o público realmente comprador de picapes. Vale dizer que desde 1970 a Dodge havia se tornado uma marca de picapes dentro da Chrysler. Antes dessa data, a Chrysler usava a marca Fargo.
Quando a Ram se desmembrou da Dodge, durante muitos anos o público não aficionado continuou chamando as picapes de Dodge Ram. No Brasil, isso acontece até hoje. A Ram é hoje uma marca da Stellantis, que é dona da Chrysler e da Dodge, entre outras.
Antes, vale dizer que o Dodge Ram teve a terceira geração produzida entre 2001 e 2009. A quarta geração surgiu em 2010. Hoje as picapes Ram estão na quinta geração. Mas ainda há um exemplar da antiga Dodge Ram, que é a versão Classic. O nome mudou para Ram Classic em 2011, mas a essência continua lá.
Portanto, entre as picapes da Ram vendidas no Brasil ainda há uma “Dodge Ram”. É a menos atualizada de toda a linha, mas é também a mais charmosa, segundo muitos fãs.
Quanto à ideia de separar os nomes Dodge e Ram, de fato a Ram passou a atender somente compradores de picapes e se especializou nelas. Hoje é uma das marcas mais aspiracionais do país. Porém, muitos compram por… status e poder.
Quanto à Dodge, ainda tenta se reinventar. Por enquanto, tem os seguintes modelos em linha: Charger (sedã esportivo), Challenger (cupê esportivo), Durango (minivan) e Hornet (SUV copiado da Alfa Romeo).
Então saiba: se você vir uma superpicape das atuais Ram nas ruas, não se refira a ela como Dodge Ram. Esse nome ficou no passado pré 2010.