Por que a Honda precisa (e terá) um SUV acima do Novo HR-V
Novo Honda HR-V é bom, mas não consegue competir com todas as versões do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross
Como diz o locutor esportivo Téo José, a Honda “quer porque quer” um SUV acima do Novo HR-V. Mas por que? O Honda HR-V da nova geração teve um upgrade de equipamentos e veio posicionado para disputar espaço no segmento C-SUV de entrada. Ele briga com as versões mais baratas do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, os líderes da categoria.
Mas isso não resolve todos os problemas (ou aspirações) da Honda no mercado brasileiro. O Novo HR-V é bom, mas tem limitações quando comparado com as versões mais equipadas do Compass e do Corolla Cross, que traz o forte argumento de ser híbrido, sustentável e muito econômico.
Se não bastasse isso, recentemente o Honda HR-V recebeu um forte ataque do Fiat Fastback, que já está vendendo um pouco mais do que o modelo japonês. Era mesmo uma aposta arriscada: atacar duas categorias com apenas um carro.
Embora o foco do novo Honda HR-V fosse principalmente o Hyundai Creta, cuja nova geração tem conquistado cada vez mais elogios e novos compradores, o HR-V está posicionado num nicho mais concorrido do segmento B-SUV (compactos). Por isso, um novo carro é necessário.
Poderia ser abaixo do HR-V, se a Honda mantivesse o WR-V no Brasil. Mas a montadora japonesa preferiu atacar o andar de cima, que é mais lucrativo. Por isso, acelera o desenvolvimento do inédito Honda ZR-V. O carro já foi confirmado para 2023 e será posicionado entre o HR-V e o Novo CR-V, que também chegará no ano que vem. Na semana passada, o Honda ZR-V foi fotografado em testes no Brasil.
A foto do Honda ZR-V foi publicada no Instagram do jornalista João Anacleto, que é eleitor do prêmio Trend Car 2023 e produz conteúdo no YouTube em seu canal A Roda. Segundo Anacleto, o Honda ZR-V vai partir de R$ 220 mil e terá duas versões de motorização: 1.5 turbo e híbrida.
Importado do México, o inédito ZR-V dará à Honda o fôlego que, sozinho, o Novo HR-V não lhe garante atualmente. Em novembro, segundo a Fenabrave, a colocação e a venda dos carros citados nesta matéria foi a seguinte:
10º Jeep Compass - 6.409
12º Hyundai Creta - 5.269
22º Toyota Corolla Cross - 3.402
24º Fiat Fastback - 3.191
26º Honda HR-V - 2.904
45º Volkswagen Taos - 1.149