A Porsche comemora em 2013 o cinquentenário do emblemático esportivo 911. A estreia do modelo inicial, o 901, ocorreu em setembro de 1963 no salão do automóvel de Frankfurt, na Alemanha. Nestas cinco décadas, foram produzidas cerca de 820 mil unidades de sete gerações diferentes.
Para celebrar a data, a Porsche organizou eventos ao longo do ano, começnado por em encontro de carros clássicos em Stuttgart. O museu da Porsche irá mostrar detalhes do desenvolvimento e das gerações do 911, e um modelo original de 1967 percorrerá exibições no mundo.
A Porsche comemora neste ano 50 anos do emblemático esportivo 911. A estreia do conceito 901 (foto) ocorreu em setembro de 1963 no salão do automóvel de Frankfurt, na Alemanha
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera RS 2.7 Coupé (1972)
Foto: Divulgação
Porsche 911 S 2.7 Coupé (1974)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Turbo 3.3 Coupé (1986)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4 3.6 Cabriolet (1990)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 3.6 Cabriolet (1994)
Foto: Divulgação
Porsche Type 911 Carrera 3.6 Coupé (1994)
Foto: Divulgação
Porsche Type 911 Carrera 3.4 Coupé (1998)
Foto: Divulgação
Porsche Type 911 Carrera 4 3.4 Coupé (1999)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 3.8 Coupé (2005)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 2 3.6 Coupé
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera S 3.8 (2005)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011) e Porsche 911 2.0 Coupé (1964)
Foto: Divulgação
Porsche 911 Carrera 4S Coupé (2011)
Foto: Divulgação
Compartilhar
Publicidade
Depois de mostrar o protótipo 901 em Frankfurt, a Porsche renomeou o modelo para 911 quando ele chegou ao mercado em 1964, com motor de seis cilindros e 130 cavalos de potência. A velocidade máxima era de 210 km/h. Em 50 anos, o modelo ganhou alguns cavalos, chegando a 350 cv na última geração, de 2011.