Porsche 911 Turbo comemora 50 anos com edição especial
Limitada a 1.974 unidades, nova edição especial Turbo 50 Years comemora meio século do Porsche 911 Turbo e traz motor 3.7 biturbo de 650 cv
O Porsche 911 Turbo completa 50 anos em 2024. Para comemorar meio século da versão mais icônica do esportivo, a Porsche acaba de revelar uma edição especial. Batizada de 911 Turbo 50 Years, a versão comemorativa traz detalhes de acabamento exclusivos por dentro e por fora, e terá apenas 1.974 unidades produzidas, em homenagem ao ano em que o primeiro 911 Turbo foi lançado.
Por fora, o novo Porsche 911 Turbo 50 Years traz gráficos laterais em vinil em referência ao visual histórico do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão de Frankfurt em 1973, que foi um precursor do 911 Turbo. Ele apresenta a cor exclusiva do Porsche Turbo, Turbonite, que aqui faz sua primeira aparição em um 911.
A tonalidade Turbonite também é usada em detalhes na tampa do motor traseiro, na tampa do tanque de combustível e no brasão da Porsche. É também utilizado como cor contrastante no logotipo do modelo Turbo 50. Outra referência histórica é o uso do Anthracite Grey na lâmina da asa traseira, na saia traseira, na base dos retrovisores e nas molduras das entradas de ar.
Um emblema na grade da tampa do motor traseiro exibe um ícone de turbocompressor e os anos 1974–2024. Quando a porta é aberta, o projetor de LED delineia a imagem de um turbocompressor no chão ao lado do carro. O 911 Turbo 50 Years vem com o jogo de rodas Exclusive Design do 911 Turbo S em Turbonite como item de série.
Por dentro, o novo 911 Turbo 50 Years também é recheado de detalhes da história da versão Turbo. Como uma homenagem exclusiva aos primeiros modelos do Porsche 911 Turbo, parte dos bancos e a parte interna das portas contam com revestimento em tecido xadrez tartan McKenzie.
Também há detalhes do acabamento na tonalidade Turbonite, como os cintos de segurança, controles, costuras decorativas, tiras com inserções em couro preto e o brasão da Porsche no volante. Um logotipo iluminado Turbo 50, por sua vez, aparece nas soleiras das portas, que são acabadas em alumínio escovado preto.
O logotipo também é bordado nos apoios de cabeça dos bancos esportivos. Há também um logotipo Turbo 50 na parte traseira do assento esquerdo traseiro. Acima do porta-luvas, há uma placa de aniversário em alumínio, que exibe tanto o logotipo Turbo 50 quanto o número individual de edição limitada do carro esportivo.
A coluna A, os parasóis e o forro do teto são revestidos em Race-Tex perfurado. Um relógio analógico com design especial Turbo 50 completa o pacote estético. A edição especial Turbo 50 Years é baseada no 911 Turbo S, sendo equipada com um motor 3.7 biturbo boxer de 650 cv e 800 Nm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 8 marchas.
Já a tração é integral nas quatro rodas. Com um peso em ordem de marcha de 1.640 quilos, o resultado é uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv. O 911 Turbo 50 precisa de apenas 2,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 200 km/h em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima é de 330 km/h.
A edição especial ainda tem o sistema Porsche Torque Vectoring Plus, bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente, sistema de escape esportivo com ponteiras pretas, freios de carbono-cerâmica e suspensão esportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 milímetros com sistema de elevação no eixo dianteiro.
Exclusivamente para os proprietários do 911 Turbo 50 Years, a Porsche também vai oferecer um relógio especial em homenagem ao modelo de aniversário. O cronógrafo 911 Turbo 50 Years também é limitado a 1.974 unidades e traz mostrador preto com elementos em Turbonite, além de uma pulseira em couro preto com costura decorativa em Turbonite.
Além da versão especial, a Porsche também anunciou o pacote opcional 50 Years of Turbo Heritage Design, que traz detalhes de design que remetem aos modelos 911 Turbo dos anos 1970. A cor base do pacote Heritage Design é a pintura Aventurine Green Metallic, mas também é possível equipá-lo com as cores padrão do 911 e as cores do programa Paint to Sample.
Um dos componentes do pacote Heritage Design é um gráfico decorativo na cor branca composto por três elementos: o pirulito com números de carro individualmente selecionáveis entre 0 e 99, o logotipo de 50 anos de Turbo e um logotipo da Porsche. Também é possível dispensar alguns ou todos os elementos gráficos.
O brasão histórico da Porsche de 1964 é usado no capô dianteiro, bem como nas tampas centrais das rodas Sport Classic, pintadas em Prata Brilhante e Branco (acabamento acetinado). Os logotipos Turbo 50 e Porsche na traseira tem acabamento na cor dourada. No interior, há detalhes exclusivos no acabamento em couro, painel de instrumentos e portas.