Porsche apresenta conceito Mission X em sua festa de 75 anos
Apresentação do Porsche Mission X faz parte das celebrações dos 75 anos da marca de Stuttgart; hipercarro elétrico terá relação de 1 cv/kg
Como parte das comemorações de seus 75 anos, a Porsche apresentou na quinta-feira, 8, o conceito Mission X, definido pela empresa como “a reinterpretação espetacular de um hipercarro, com portas no estilo Le Mans que se abrem para a frente e um trem de força elétrico eficiente e de alto desempenho”.
O conceito Mission X foi apresentado na véspera da abertura da exposição '75 anos de carros esportivos da Porsche' no Museu da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen em um dia especial, já que nessa data, mas há 75 anos, o modelo 356 'No. 1’ Roadster se tornou o primeiro automóvel com o nome Porsche a receber sua licença geral de operação, e marcou o nascimento da marca de carros esportivos.
“0 Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de carros esportivos icônicos de décadas passadas: como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder antes dele, o Mission X fornece um impulso crítico para o desenvolvimento evolucionário de futuros conceitos de veículos”, disse Oliver Blume, presidente da Conselho Executivo da Porsche AG.
Medindo cerca de 4,5 m de comprimento e 2 m de largura, o Porsche Mission X é um hipercarro relativamente compacto. Com um entre-eixos de 2,73 m, ele tem as dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder.
As portas com estilo Le Mans estão presas às colunas dianteiras e ao teto e abrem para a frente e para cima. Esse tipo de porta foi usado anteriormente no lendário bólido Porsche 917.
Outra atração é a assinatura luminosa: para o Mission X, os designers reinterpretaram a assinatura visual de quatro pontos característica da Porsche. A forma de base vertical dos faróis foi inspirada em carros de corrida históricos, como o Porsche 906 e 908, e desenhada bem para baixo em direção à estrada.
Uma estrutura de suporte de alta tecnologia enquadra os módulos de LED e apresenta os elementos estreitos expostos das luzes de condução diurna e indicadores. Quando ativada, a luz se abre como um piscar de olhos.
De acordo com a montadora, se o Mission X entrar em produção em série, ele deverá ser o veículo homologado para uso em vias públicas mais rápido no circuito de Nürburgring Nordschleife; ter uma relação peso-potência de aproximadamente 1 cv por kg; atingir valores de pressão aerodinâmica bem superiores aos fornecidos pelo atual 911 GT3 RS; desempenho de carregamento aprimorado com sua arquitetura de sistema de 900 volts e recarregar quase duas vezes mais rápido que o Taycan Turbo S, o modelo com recarga mais rápida da marca atualmente.
Como se trata de um conceito, a Porsche não revelou nenhuma especificação técnica sobre o conjunto motriz do Mission X, tampouco dados de desempenho.