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Porsche Cayenne Turbo GT, a versão “nervosa” dos 20 anos

Comemorando 20 anos de seu SUV, Porsche traz o Cayenne Turbo GT com motor V8 de 640 cavalos para encarar até pista de corrida

13 jun 2022 - 20h30
(atualizado às 20h30)
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Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT
Foto: Rockset / Divulgação

O Porsche Cayenne completa duas décadas de estrada em um momento muito especial para a marca. Em setembro deste ano vai fazer 20 anos que o Porsche Cayenne foi lançado, no Salão de Paris de 2002. O carro quebrou o paradigma, ao chegar como terceiro modelo da marca alemã, que contava apenas com o cupê esportivo 911 e com o roadster Boxster. A presença de um SUV deu fôlego financeiro para a Porsche crescer como nunca.

Agora a Porsche Brasil apresenta mais um exemplar do Cayenne, o novo Turbo GT, que estreia com motor 4.0 V8 biturbo de 640 cv de potência e 850 Nm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas. Configurado para alta performance, o Cayenne Turbo GT tem 90 cv a mais e 80 Nm extras. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzida para 3,3 segundos (0,6 s menos) e a velocidade máxima agora é de 300 km/h (um aumento de 14 km/h).

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT
Foto: Rockset / Divulgação

Tivemos oportunidade de experimentar o carro no circuito de Interlagos e ele mostrou ser um SUV capaz de fazer curvas como poucos. Entretanto, não deixa de entregar um grande conforto. Sua velocidade é impressionante e os freios se mostraram bastante eficientes. Mais do que a reportagem do Guia do Carro, o novo Porsche Cayenne Turbo GT já estabeleceu um recorde de volta em Interlagos para veículos de sua categoria, pilotado por Max Wilson (ex-piloto de Fórmula 1). Cravou 1min48s493.

Esse motor biturbo é atualmente o V8 mais potente da Porsche. Esse V8 difere-se do Turbo Coupé em elementos fundamentais, como virabrequim, bielas, pistões, transmissão por corrente de distribuição, além de alterações nos turbocompressores, na injeção direta de combustível e no intercooler. 

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT
Foto: Rockset / Divulgação

O câmbio Tiptronic S e o sistema de tração também foram modificados. Também há resfriamento de água adicional para a caixa de transferência. O sistema de escape esportivo de série, com tubos centrais, é exclusivo do Cayenne Turbo GT. O sistema de escape é feito de titânio leve e particularmente resistente ao calor. A ausência do silenciador central o torna mais leve.

Comparado com o Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT é 17 mm mais baixo – e isso explica seu ótimo comportamento em curvas. A Porsche aumentou a rigidez da suspensão a ar de três câmaras em até 15%, além de dar características mais esportivas ao amortecedor, à direção assistida, ao eixo traseiro e também ao Dynamic Chassis Control (PDCC), que agora opera com software de controle orientado à performance

Em comparação com o Turbo Coupé, as rodas dianteiras são mais largas em uma polegada e a cambagem negativa foi aumentada em 0,45 grau para proporcionar aos novos pneus de 22 polegadas, especialmente desenvolvidos para o Turbo GT, uma área de contato maior. Os freios são de cerâmica.

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT
Foto: Rockset / Divulgação

Disponível opcionalmente na nova cor Cinza Ártico, o Porsche Cayenne Turbo GT tem spoiler e entradas de ar laterais ampliadas. Teto de carbono contornado e extensões pretas nas caixas de rodas (GT Design de 22” em Neodímio) também impactam no visual. As placas laterais de carbono instaladas longitudinalmente no spoiler de teto são específicas do Cayenne Turbo GT, bem como o aerofólio traseiro adaptável (25 mm maior do que o do Turbo). Isso aumenta o downforce na velocidade máxima do carro em até 40 kg. Para finalizar a esportividade, a traseira tem difusor de carbono.

O interior segue o padrão de esportividade em vários elementos. Claro que tudo isso tem um preço exclusivo. O Porsche Cayenne Turbo GT está disponível para encomenda no Brasil a partir de R$ 1.325.000.

Guia do Carro
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