Preço da bateria desaba e valor do carro elétrico deve cair
Estudo da Bloomberg afirma que o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) desabou 51% e que agora a média do kWh na China vale US$ 53
Preço das baterias na China - maior fabricante mundial da peça - começam a cair e a tendência é de que os valores dos carros elétricos também diminuam. Mas vale lembrar que ainda há taxas a serem empregadas
Quem acompanha o universo do automóvel e se interessa pelo futuro da mobilidade sabe que o entrave para o avanço rápido do carro elétrico é justamente o preço das baterias.
Pois isso deve começar a mudar nos anos - e a velocidade deve ser grande. De acordo com um estudo da Bloomberg, o custo das baterias despencou e isso deve causar um impacto significativo no mercado global de EVs.
Em um ano, segundo os dados, o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) desabou 51% - para uma média de US$ 53 cada kWh na China. Desde outubro do ano passado o valor é menor que US$ 100/kWh.
A queda é diretamente relacionada ao custo das matérias-primas, que vem caindo (20% de redução); e ao movimento das fabricantes, que se viram obrigadas a reduzir preços para manterem a participação no mercado.
Além disso, as empresas que fabricam baterias têm investido muito em pesquisa e desenvolvimento a fim de reduzir ainda mais os custos de fabricação, com serviços de automação cada vez mais aprimorados.
Hoje em dia, vale dizer, a China fabrica mais baterias do que a demanda global por carros elétricos. Lembra da lei da oferta e da demanda, que aprendemos na escola? Pois é exatamente isso.
O que muda no preço?
O resultado? No mercado chinês, atualmente, existe carro elétrico que custa menos que sua própria versão com motor a combustão. Seria o mesmo que se o Kwid E-Tech, da Renault, custasse o mesmo - ou menos - que o Kwid Zen, que hoje cobra iniciais R$ 73.640.
Calma. Isso vai levar algum tempo - possivelmente anos - para ser refletido diretamente nos preços dos carros elétricos, principalmente os que são vendidos no Brasil.
E ainda vale lembrar que veículos híbridos e elétricos (eletrificados em geral) passarão por taxações nos próximos anos - ou seja, pode ser que os preços se mantenham. As taxas vão querer fazê-los aumentar, enquanto os menores preços das baterias virão para forçá-los a diminuir.
De modo prático, só o tempo vai dizer como essa "batalha" vai terminar.