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Preço da bateria desaba e valor do carro elétrico deve cair

Estudo da Bloomberg afirma que o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) desabou 51% e que agora a média do kWh na China vale US$ 53

15 jul 2024 - 14h12
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Resumo
Preço das baterias na China - maior fabricante mundial da peça - começam a cair e a tendência é de que os valores dos carros elétricos também diminuam. Mas vale lembrar que ainda há taxas a serem empregadas

Quem acompanha o universo do automóvel e se interessa pelo futuro da mobilidade sabe que o entrave para o avanço rápido do carro elétrico é justamente o preço das baterias.

Pois isso deve começar a mudar nos anos - e a velocidade deve ser grande. De acordo com um estudo da Bloomberg, o custo das baterias despencou e isso deve causar um impacto significativo no mercado global de EVs.

Em um ano, segundo os dados, o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) desabou 51% - para uma média de US$ 53 cada kWh na China. Desde outubro do ano passado o valor é menor que US$ 100/kWh.

A queda é diretamente relacionada ao custo das matérias-primas, que vem caindo (20% de redução); e ao movimento das fabricantes, que se viram obrigadas a reduzir preços para manterem a participação no mercado.

Além disso, as empresas que fabricam baterias têm investido muito em pesquisa e desenvolvimento a fim de reduzir ainda mais os custos de fabricação, com serviços de automação cada vez mais aprimorados. 

Hoje em dia, vale dizer, a China fabrica mais baterias do que a demanda global por carros elétricos. Lembra da lei da oferta e da demanda, que aprendemos na escola? Pois é exatamente isso.

Renault Kwid E-Tech
Renault Kwid E-Tech
Foto: Renault / Guia do Carro

O que muda no preço?

O resultado? No mercado chinês, atualmente, existe carro elétrico que custa menos que sua própria versão com motor a combustão. Seria o mesmo que se o Kwid E-Tech, da Renault, custasse o mesmo - ou menos - que o Kwid Zen, que hoje cobra iniciais R$ 73.640.

Calma. Isso vai levar algum tempo - possivelmente anos - para ser refletido diretamente nos preços dos carros elétricos, principalmente os que são vendidos no Brasil.

E ainda vale lembrar que veículos híbridos e elétricos (eletrificados em geral) passarão por taxações nos próximos anos - ou seja, pode ser que os preços se mantenham. As taxas vão querer fazê-los aumentar, enquanto os menores preços das baterias virão para forçá-los a diminuir. 

De modo prático, só o tempo vai dizer como essa "batalha" vai terminar.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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