Preço médio dos carros usados dispara; Tiggo 8 e Tiggo 5X são os destaques
Estudo Megadealer de veículos usados mostrou, pelo terceiro mês consecutivo, o domínio de modelos Caoa Chery entre os mais rentáveis
O preço médio dos carros usados atingiu R$ 83.163 em fevereiro, um crescimento de 3% em relação ao mês anterior (R$ 80.717) e o maior valor desde novembro do ano passado, quando atingiu o recorde histórico de R$ 83.411.
Porém, o grande destaque do mercado brasileiro de seminovos foi a alta da margem bruta de lucro, que atingiu 11,2%, o melhor resultado desde agosto de 2024. Já o giro de estoque de usados permanece com pouca variação e ficou em 39 dias. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados do Auto Avaliar (PVU).
Fábio Braga, gerente da MegaDealer, avalia o início de ano como surpreendente, considerando o cenário econômico geral ainda em recuperação: “Somente nos dois primeiros meses de 2025, as vendas de veículos usados ultrapassaram a marca de 2,5 milhões, atingindo um patamar 7% acima do registrado no mesmo período do ano passado”.
Em fevereiro, as concessionárias atingiram uma média de 67% de retorno sobre investimento (ROI) com carros seminovos, considerando aqueles com até três anos de uso. Entre os modelos mais rentáveis, a “dobradinha” da Caoa Chery (Tiggo 5X e Tiggo 8) se manteve no topo do ranking pelo terceiro mês consecutivo.
Dessa vez, o modelo Tiggo 8 apresentou preço médio de R$ 146 mil, margem bruta de lucro em 11,2% e giro de estoque médio de 29 dias. Já o Tiggo 5X fechou o mês com preço médio de R$ 103 mil, margem em 9,1% e giro médio de 25 dias.
O Toyota Corolla, novamente, também se manteve no top 3, com preço médio de R$ 135 mil, margem de 9,7% e giro médio de estoque em 33 dias.
“Há uma mudança de comportamento entre os consumidores que deve ser entendida pelas concessionárias, sendo a aceitação dos veículos chineses cada vez maior. Muitos especialistas já apostam em um cenário que irá colocar as montadoras chinesas no centro deste mercado nos próximos anos”, afirma Fábio Braga.
A amostra do estudo engloba 2.788 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anualmente.