Prestes a mudar, Chevrolet Onix terá produção suspensa no Brasil; entenda
Fábrica de Gravataí terá pausa nas atividades entre fevereiro e março para atualizações na linha de montagem e por conta do grande estoque
A produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus terá uma breve pausa entre fevereiro e março. A montadora americana confirmou nesta semana que vai suspender a fabricação da dupla de modelos em Gravataí (RS) entre os dias 17 de fevereiro e 7 de março, para ajustes de modernização e atualização na linha de montagem e no programa de produção.
Apesar da resposta oficial da General Motors não especificar, a pausa teria relação com os novos Onix e Onix Plus, que serão lançados nos próximos meses no Brasil. A linha 2026 da dupla terá mudanças visuais por dentro e por fora, além da motorização 1.0 turbo mais potente – com 121 cv, contra os 116 cv atuais.
De acordo com a revista Autoesporte, o grande estoque dos modelos também seria um motivo para a pausa na produção, mesmo após o tradicional recesso de fim de ano. O estoque atual seria de cerca de 20 mil unidades. Como os novos Chevrolet Onix e Onix Plus serão lançados em pouco tempo, a marca pretende diminuir o estoque de unidades com o visual prestes a ficar desatualizado.
O jornal gaúcho Zero Hora confirmou que a GM dará férias coletivas e folgas remuneradas aos funcionários dos dois turnos da unidade. A fábrica de Gravataí conta com cerca de 5 mil colaboradores, e terá R$ 1,2 bilhão de investimentos até 2028 para produzir os novos Onix, Onix Plus e um inédito SUV.
Já flagrados em testes, os novos Onix e Onix Plus terão faróis com luzes de LED e nova assinatura visual. Outras mudanças serão a grade dianteira e os para-choques redesenhados, novas rodas e lanternas. No interior, a dupla deve ganhar o mesmo painel digital e central multimídia que estrearam em 2024 no Spin, além de melhorias no acabamento.
O nível de equipamentos deve ser maior, com destaque para itens de conectividade e de segurança. Sob o capô, os novos Onix e Onix Plus devem ganhar as melhorias que já estão disponíveis para o Tracker, que recebeu injeção direta de combustível e atualizações de software no fim do ano passado. Sendo assim, o motor 1.0 turbo flex passará de 116 cv a 121 cv, enquanto o torque sobe de 164 Nm para 185 Nm.
O consumo também deve melhorar, assim como o desempenho. As versões de entrada seguirão com o motor 1.0 flex aspirado de 78/82 cv (gasolina/etanol) e 95/104 Nm (g/e), sempre com câmbio manual de seis marchas. Já as versões turbinadas terão um automático de seis marchas.