Primeira picape nacional da Ram será produzida em Pernambuco
Fábrica da Stellantis em Goiana, Pernambuco, completa oito anos de operação e anuncia nova picape Ram
A fábrica da Stellantis em Goiana, PE, foi oficializada como local de produção da primeira picape nacional da Ram, que ainda não teve seu nome divulgado. Com isso, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana passa a fabricar cinco veículos quando completa oito anos de atividades.
Atualmente, a Stellantis produz em Goiana quatro modelos: o Fiat Toro, o Jeep Renegade, o Jeep Compass e o Jeep Commander. Com a chegada da picape da Ram, o Polo de Pernambuco se consolida como a primeira fábrica multimarcas da Stellantis na América do Sul.
Em oito anos, já foram produzidas mais de 1,4 milhão de unidades. Dessas, cerca de 187 mil foram destinadas a mercados latino-americanos como Argentina, México, Chile e Equador.
O Polo de Goiana é formado pela planta da Stellantis e mais 18 fornecedores instalados dentro do perímetro da Stellantis. Juntos, são responsáveis por mais de 14 mil empregos.
A nova picape da Ram será o primeiro carro da marca produzido no Brasil. A ampliação da produção certifica o sucesso do Polo, que é um importante vetor de transformação socioeconômica para a região onde está instalado.
Para a produção da picape Ram (que usa a plataforma do Fiat Toro),foram necessárias mais de duas mil horas de análises virtuais entre processo e produto. O time local liderou as atualizações na infraestrutura da linha de produção e na qualificação de 1.300 colaboradores durante 700 horas de treinamentos.
Goiana ganhou muito com a chegada da fábrica de automóveis. Além de ser constantemente citada na mídia, a cidade cresce na economia de Pernambuco. O município saiu da 13ª posição em 2010, com 0,83% do PIB estadual, para a 4ª posição em 2019, chegando a 5,17% do PIB pernambucano. A área de influência do Polo, formada por 13 municípios, teve taxa anual de crescimento de 6,3%.