Primeiras impressões: Jaecoo 7 “Super Híbrido” sofre nas curvas fechadas
Dirigimos o Jaecoo 7 PHEV no Autódromo da Capuava, um local que não combina com a proposta do novo SUV chinês do Grupo Chery
A Omoda Jaecoo escolheu mal o local do primeiro test-drive de seu SUV híbrido plug-in, o Jaecoo 7 SHS. Isso porque o Autódromo da Capuava, em Indaiatuba (SP) tem curvas muito sinuosas e este definitivamente não é o hábitat mais adequado para este chinês equipado com o Sistema Super Híbrido (SHS).
Não que isso condene o carro; pelo contrário. Em termos de comportamento direcional, ele não deve nada ao Haval H6, da GWM, um SUV chinês que faz grande sucesso entre os brasileiros. Em curvas de raio longo e nas frenagens o Jaecoo 7 tem desempenho bom e confiável, mas “rola” demais em curvas fechadas. Pior ainda quando elas são em sequência, como na Fazenda Capuava.
É o preço que o J7 paga por ser um verdadeiro SUV na forma, porém com tração 4x2, apenas nas rodas dianteiras. Há tendência de sair de frente e as rodas patinam no limite. Os pneus são adequados para a proposta do carro, com medidas 235/50 R19. Felizmente, há os sistemas eletrônicos para corrigir os excessos.
Com 2.210 kg, 4,500 m de comprimento, um bom entre-eixos de 2,672 m, mais 1,672 m de altura, 1,865 m de largura e bons 200 mm do solo, não há como exigir do Jaecoo 7 um comportamento direcional exemplar. O carro é bom para retas, curvas longas e pisos ruins, tudo que a pista da Capuava não tem.
Mesmo assim, o Jaecoo 7 tem muito potencial para o mercado brasileiro. Ele combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 135 cv/200 Nm com um motor elétrico de 204 cv/310 Nm para entregar uma potência total de 339 cv e um torque de 510 Nm. Por isso, vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge 180 km/h de velocidade máxima.
A suspensão traseira é independente, multibraço, com uma barra estabilizadora. Quando pudermos rodar com o carro no dia a dia daremos uma opinião sobre o conforto do conjunto. O Jaecoo 7 chega bem equipado, com transmissão automática CVT, bom acabamento interno e muito conteúdo, como piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, controle de velocidade em descida e assistente de velocidade em curva.
O melhor do J7 talvez seja mesmo o Sistema Super Híbrido, que impede a bateria de 18,3 kWh de perder totalmente a carga. A bateria nunca se esgota completamente, pois o motor a carrega quando está baixa. Dessa forma, o Jaecoo 7 roda como um híbrido comum para ajudar a economizar combustível, embora seja necessário conectar o carro regularmente para obter a melhor eficiência.
A autonomia elétrica depende da forma como se dirige; vai de 79 a 117 km. Da mesma forma, o alcance combinado pode passar de 1.200 km na estrada. O Jaecoo 7 Luxury custa R$ 229.990 e o J7 Prestige sai por R$ 249.990. Não foi possível testar os equipamentos de conectividade, mas a primeira sensação a bordo do carro foi bastante positiva.
Siga o Guia do Carro no YouTube