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Primeiro híbrido da Bugatti custa R$ 21 milhões e tem 1.800 cv

Sucessor do Chiron, novo Bugatti Tourbillon tem velocidade máxima impressionante e chegará ao mercado em 2026 com apenas 250 unidades

23 jun 2024 - 07h00
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Novo Bugatti Tourbillon
Novo Bugatti Tourbillon
Foto: Bugatti/Divulgação

Depois de 8 anos e inúmeras edições e modelos especiais, a Bugatti finalmente revelou o sucessor do Chiron. Trata-se do Tourbillon, um carro totalmente novo que estreia com um conjunto V16 híbrido de 1.800 cv e velocidade máxima de até 445 km/h. O novo Bugatti Tourbillon terá apenas 250 unidades produzidas, com entregas a partir de 2026.

O grande destaque do novo Bugatti Tourbillon é o seu conjunto híbrido plug-in, que o torna o primeiro carro eletrificado da história da marca francesa. No lugar do antigo W16 quadriturbo do Veyron e do Chiron, entra um conjunto formado por um 8.3 V16 aspirado desenvolvido em parceria com a Cosworth, que pesa 251,7 kg.

Novo Bugatti Tourbillon
Novo Bugatti Tourbillon
Foto: Bugatti/Divulgação

Girando até 9 mil rpm, ele oferece sozinho 1.000 cv de potência e 900 Nm de torque, e é associado a dois motores elétricos no eixo dianteiro. Também há um terceiro motor elétrico no eixo traseiro, e baterias de 25 kWh. A potência total combinada é de 1.800 cv, e prometem levar o Bugatti Tourbillon de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos.

Os números são, perdão pelo trocadilho, um verdadeiro "turbilhão": 0 a 200 km/h em apenas 5 segundos, e até 300 km/h em cerca de 10 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 380 km/h – que pode ser atingida em menos de 25 segundos. Com uma chave especial, é possível liberar toda a capacidade do Bugatti, que chega até impressionantes 445 km/h.

Novo Bugatti Tourbillon
Novo Bugatti Tourbillon
Foto: Bugatti/Divulgação

A tração é integral nas quatro rodas e o câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 8 marchas. Ainda é possível rodar até 60 km em um modo de condução 100% elétrico. O peso do novo Bugatti Tourbillon também é um destaque. Ele pesa 1.995 kg, o mesmo que o seu antecessor, o Chiron. 

No entanto, o novo modelo ainda traz as baterias e todo o conjunto híbrido, o que mostra que o Tourbillon passou por uma dieta e tanto. Tudo isso graças ao novo monocoque de fibra de carbono e os sistemas de suspensão, que são mais resistentes e leves do que os anteriores.

Novo Bugatti Tourbillon
Novo Bugatti Tourbillon
Foto: Bugatti/Divulgação

Por fora, a Bugatti optou por seguir uma filosofia evolutiva. Com isso, é possível ver traços que lembram os modelos Chiron e La Voiture Noire, com formas mais orgânicas e modernas. Apesar disso, o novo Tourbillon parece mais largo e baixo visualmente, e segue com a característica identidade visual da Bugatti.

No interior, o acabamento é bem refinado, e conta com materiais como alumínio, rubi, safira e titânio no painel de instrumentos, que conta com mostradores desenvolvidos por profissionais da relojoaria suíça Swatch. O volante conta com paddle-shifts e cubo central fixo, como o antigo Citroën C4 Pallas. Já a central multimídia é retrátil, e pode ser recolhida.

Novo Bugatti Tourbillon
Novo Bugatti Tourbillon
Foto: Bugatti/Divulgação

Assim como os demais modelos da marca, o Bugatti Tourbillon será um modelo para (bem) poucos endinheirados ao redor do mundo. Serão apenas 250 unidades produzidas a partir de 2026, sendo que grande parte já foi reservada, entre as inúmeras opções de personalização e versões especiais. O preço inicial é de "módicos" 3,6 milhões de euros – cerca de R$ 21 milhões em conversão direta, sem impostos.

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