Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeiro SUV da Lotus é elétrico e tem 600 cv de potência

Com plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa Geely, novo Lotus Eletre é um SUV elétrico com visual ousado e 600 km de alcance

30 mar 2022 - 12h41
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Lotus Eletre
Novo Lotus Eletre
Foto: Lotus/Divulgação

Conhecida pelos modelos Elise e Esprit e pela sua história da Fórmula 1, a montadora inglesa Lotus apresentou na última terça-feira (29) o seu primeiro SUV. Batizado de Lotus Eletre, o novo modelo é um SUV elétrico de 600 cv de potência e com alcance de até 600 km com uma carga completa. Com visual ousado, o novo Lotus Eletre será produzido na China e deve chegar aos principais mercados a partir de 2023.

O novo Lotus Eletre estreia a nova plataforma EPA (Electric Premium Architecture) da montadora inglesa. Projetada para carros 100% elétricos, ela foi desenvolvida em parceria com a chinesa Geely – marca que é proprietária da Volvo e da própria Lotus. Além do novo SUV inglês, a nova base também será utilizada pelos próximos lançamentos da Lotus. O Lotus Eletre chega para brigar com os modelos Aston Martin DBX, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne.

Novo Lotus Eletre
Novo Lotus Eletre
Foto: Lotus/Divulgação

Por fora, o visual chama a atenção. O novo Lotus Eletre adota um conceito de design que a montadora inglesa batizou de “esculpido pelo ar”. Na dianteira, o destaque fica para os finos faróis na parte superior, que trazem as luzes diurnas de led. Logo abaixo, as luzes principais ficam integradas às entradas de ar do para-choque. Já o capô conta com linhas musculosas e traz duas aberturas na parte frontal.

Na lateral, o novo Lotus Eletre traz linha de cintura elevada e pintura em dois tons. As maçanetas são embutidas na carroceria e contam com uma faixa de led. Outro destaque são as câmeras no lugar dos retrovisores. Na parte inferior, o SUV traz ainda um acabamento em plástico preto, que faz o modelo parecer mais alto do que realmente é. As rodas de liga-leve de fibra de carbono são de até 23’’, e os freios têm discos de cerâmica.

Novo Lotus Eletre
Novo Lotus Eletre
Foto: Lotus/Divulgação

Já na traseira, o Lotus Eletre conta com uma fina faixa de led horizontal que percorre a tampa do porta-malas. Ela é integrada às saídas de ar laterais e traz o nome Lotus escrito por extenso. A placa é localizada no para-choque, que traz um defletor de ar na cor preta. De acordo com a marca inglesa, o novo Eletre mede 5,10 m de comprimento, 2,13 m de largura e 1,63 m de altura. Já o entre-eixos é de 3,01 m. 

Por dentro, o Lotus Eletre conta com acabamento bastante refinado e futurista. Com capacidade para quatro ou cinco passageiros, o interior do SUV tem como destaque a enorme central multimídia de 15,1’’ de aspecto flutuante. O sistema de som é produzido pela fabricante britânica KEF e pode ter até 23 alto-falantes com 2.160W de potência como opcional. Além disso, o novo Lotus Eletre também terá conectividade 5G e atualizações remotas com conteúdos extras. 

Novo Lotus Eletre
Novo Lotus Eletre
Foto: Lotus/Divulgação

Dentre os equipamentos de segurança, o novo Lotus Eletre oferece piloto automático adaptativo (ACC), alertas de saída de faixa e de colisão frontal, frenagem automática de emergência, além de outros itens. O destaque, no entanto, fica para os sensores do tipo LIDAR, que são localizados no para-brisas nos para-lamas dianteiros do Lotus Eletre. O modelo será o primeiro carro a sair de fábrica equipado com sensores desse tipo. 

De acordo com a Lotus, essa tecnologia permite o mapeamento 3D do local onde o SUV está, permitindo que os sistemas de condução semi autônoma detectem os obstáculos junto com as câmeras ao redor do veículo de forma mais precisa. Além disso, a estrutura do novo Lotus Eletre é feita de alumínio e aços de alta resistência, com as baterias de mais de 100 kWh localizadas no assoalho.

Sem revelar muitos detalhes sobre a motorização do novo Eletre, a Lotus adiantou que o SUV terá dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de pelo menos 600 cv, além da tração integral. De acordo com a montadora inglesa, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 3 segundos, e a velocidade máxima é de 260 km/h. Já o alcance elétrico é de 600 km, com a possibilidade de recarga rápida. 

O novo Lotus Eletre será produzido na China e deve chegar aos principais países a partir do ano que vem. Nos próximos meses, a Lotus deve divulgar outras informações sobre a motorização do novo SUV elétrico, que ainda não tem preço oficial. O novo Lotus Eletre ainda não tem previsão de chegada para o mercado brasileiro, já que a montadora inglesa não atua oficialmente no país.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade