Punto BlackMotion ganha mercado com ar esportivo
Versões especiais dos modelos já conhecidos do público até fazem crescer a comercialização de carros que pouco mudam por fora e mantêm a fabricante italiana no topo do ranking das que mais vendem no Brasil
Enquanto a Chevrolet muda quase toda sua gama de produtos em dois anos, a Volkswagen atualiza o Golf e lança um motor de 3 cilindros preparando a chegada do up!, a Ford repagina EcoSport, Fusion e Fiesta - sem contar os lançamentos das francesas, coreanas, alemãs e a chegada dos chineses - a Fiat passou 2013 sem uma mudança substancial em sua linha de carros. E a própria empresa admite isso. Porém, a estratégia para passar por essa "entressafra" tem se mostrado eficiente. Versões especiais dos modelos já conhecidos do público até fazem crescer a comercialização de carros que pouco mudam por fora e mantêm a fabricante italiana no topo do ranking das que mais vendem no Brasil. O Punto BlackMotion é um desses exemplos de sucesso. O Punto vendeu 3.034 unidades em julho (dados da Fenabrave) e deu um salto de 10% em agosto, após o lançamento do BlackMotion, para 3.349 unidades comercializadas.
Por fora o carro é basicamente o mesmo das atuais versões (Attractive, Essence, Sporting e T-Jet). Para-choques traseiro e dianteiro com design esportivo, faróis com máscara negra e saias laterias diferenciam o BlackMotion (que não é vendido apenas na cor preta,mas também branco, prata e cinza). Mas é o bastante para agradar seu público-alvo (homens jovens, segundo o marketing da Fiat).
Durante o teste realizado pelo Terra não foi apenas uma vez que fomos abordados no trânsito sobre qual versão ou até mesmo qual modelo era aquele (foi confundido com um Palio). Um dos itens que mais chamou atenção de outros motoristas - e também da redação - foi o trabalho executado pela Fiat para o Punto BlackMotion soar (literalmente) mais esportivo. O propulsor 1.8 l que espele seus gases de combustão por um escapamento de ponteira dupla deixa o carro com um som grave, de motor "invocado". O efeito é positivo e não aumenta o nível de ruído dentro do veículo. O propulsor bicombustível garante geração de 132 cavalos de potência, suficientes para uma tocada esportiva do modelo de 1.222 kg, mas não dos mais econômicos (o carro fez uma média de 7,2 km/l rodando na cidade com gasolina).
Outro ponto positivo da versão BlackMotion do Punto são os detalhes que conferem esportividade ao carro. Além do escapamento de ponteira dupla e do barulho grave do motor, o acabamento interno diferente das outras versões fazem esse trabalho. Por dentro a Fiat revestiu o volante em couro com costuras aparentes, equipou-o com borboletas atrás do volante (opcional de R$ 384) que comandam a transmissão de cinco velocidades; fez bancos em couro (mais um opcional, de R$ 2.121) e pedais com revestimento de metal, além de instalar uma iluminação branca tanto no painel de instrumentos quanto na área acima do porta-luvas e pontos luminosos nas portas.
O câmbio na versão testada era o automatizado Dualogic. Ele é um opcional (que sai por R$ 2.356) e conta com três opções de estilo: esportiva, econômica e normal. A primeira estica um pouco mais as marchas e atrasa as trocas fazendo o motor subir a giros mais altos e conferindo uma tocada mais esportiva; a segunda adianta as trocas (geralmente aos 2 mil giros) e privilegia a economia de combustível; e a terceira é um meio-termo entre as duas já citadas.
Porém, nem tudo é perfeito no Punto BlackMotion. O câmbio Dualogic dá a sensação de demorar a responder ao acionamento mais brusco do pedal do acelerador (quando necessária uma retomada, por exemplo). Nada que a troca manual feita pela alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante não resolvam. Quando no modo de direção econômico, a transmissão agiliza as trocas de tal maneira que em uma simples rampa de garagem o motor chega a perder força e o carro quase parar (claro, problema que também é solucionado com o acionamento da troca manual).
Além dos itens já citados, o Punto BlackMotion também conta com direção hidrálica, ar-condicionado digital (por R$ 1.667), botões de comando de rádio e comunicação no volante e teto-solar (outro opcional, de R$ 4.242). Com todos os acessórios da versão testada pelo Terra, o Punto BlackMotion sai por R$ 62.637 (cotação para São Paulo).