Quais são os 8 carros que a Renault vai lançar no Brasil até 2027
Renault Kardian é apenas o primeiro de 8 lançamentos da marca francesa, que vai passar por uma verdadeira revolução em sua linha
A linha da Renault ficará maior muito em breve. Durante a apresentação do novo Kardian, a montadora francesa adiantou que vai lançar ao menos oito novos modelos fora da Europa até 2027. A estratégia faz parte da fase Renaulution do plano estratégico da marca, e inclui o investimento de 3 bilhões de euros. Veja quais podem ser os novos carros da Renault.
Ao menos um deles já foi confirmado: será o novo Kardian, que atuará no segmento B (compactos). Além do SUV, um dos que parece mais próximo do lançamento é a nova geração do Oroch, antecipada pela picape conceito Niágara.
De acordo com a Renault, a nova plataforma modular CMF-B permite produzir carros com comprimento entre 4 e 5 metros, entre-eixos entre 2,60 m a 3 m, além de diferentes módulos traseiros e opções de motorização a combustão ou em diferentes níveis de hibridização. A tração poderá ser dianteira ou 4x4.
Além disso, a montadora francesa também adiantou que, além do Kardian, três modelos serão do segmento C, dois do D e dois veículos comerciais leves. Diante dessas informações, é possível analisar algumas possibilidades da Renault.
Dentre elas, é provável que esteja a nova geração do Duster – que será apresentada em novembro na Europa e um SUV de o inédito SUV de 7 lugares baseado no Dacia Bigster, com modificações semelhantes ao Kardian em relação ao Sandero europeu.
No Brasil, ele brigaria com modelos como o Jeep Commander e VW Tiguan Allspace. Ainda no segmento de SUVs, outro modelo que deve ganhar um substituto é o Arkana, com apelo mais refinado em relação ao Duster e estilo cupê. Também há rumores de que o SUV Austral – com porte de Compass – poderia ganhar uma versão com a plataforma CMF-B.
Já entre os carros comerciais, o mais provável é que o atual Kangoo argentino – que é derivado do Dacia Dokker ganhe um substituto, inclusive com uma versão com entre-eixos alongado ou híbrida. De qualquer forma, a vida da Renault no Brasil ficará bem agitada nos próximos anos.