PUBLICIDADE

Qual é a hora certa para trocar de carro? Especialista dá as dicas

Especialista aponta os sinais de que chegou a hora de se despedir do seu carro usado. Veja as dicas para não fazedr um mau negócio

20 nov 2023 - 18h37
Compartilhar
Exibir comentários
Existem muitas ofertas de carros usados, seminovos ou zero km, mas é preciso saber a hora certa de trocar
Existem muitas ofertas de carros usados, seminovos ou zero km, mas é preciso saber a hora certa de trocar
Foto: Kovi / Guia do Carro

Qual a hora certa para trocar de carro? Existe algum indicador no carro que mostre isso? Muita gente acaba ficando na dúvida se realmente chegou a hora de trocar de carro, isso porque não sabe o que considerar na hora de tomar essa decisão.

Alguns afirmam ser após 60 mil km. Outros afirmam ser após 5 anos de uso. Mas, na prática, o que de fato você precisa considerar para trocar ou não de carro? Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, para entender quando chegou a hora de trocar de carro.

“Entender quando chegou a hora de trocar de carro é fundamental para economia financeira com a mecânica do carro”, diz Luciana, mque sugere considerar os seguintes sinais.

Reparos frequentes

A necessidade de fazer reparos com frequência, além de impactar nas finanças, também indica a possibilidade de existirem problemas mais sérios. Isso é comum em carros que os motoristas pulam a ordem de manutenção preventiva descrita no manual do carro.

Com isso, gastos contínuos podem se acumular rapidamente, sugerindo que seu carro atual pode não ser a opção mais econômica a longo prazo. Portanto, nesse caso, investir em um veículo mais novo pode significar menos preocupação com gastos inesperados.

Quilometragem elevada

Carros com quilometragem elevada muitas vezes experimentam um desgaste acelerado em componentes críticos, como o motor, a transmissão e a suspensão. Isso pode resultar em uma redução na eficiência do veículo e aumentar a probabilidade de falhas mecânicas.

À medida que a quilometragem aumenta, os custos de manutenção tendem a crescer. Itens como a troca de óleo, a substituição de correias e outras manutenções preventivas tornam-se mais frequentes e dispendiosas. Trocar de carro antes que esses custos se tornem excessivos pode ser uma decisão financeiramente sábia, poupando-lhe despesas futuras. Ao trocar para um veículo com menor quilometragem, você está investindo em confiabilidade a longo prazo.

Fumaça no escapamento

A fumaça saindo do escapamento pode indicar problemas graves no motor, como vazamentos de óleo, queima inadequada de combustível ou danos no sistema de escape.

Luzes acesas no painel

Luzes de advertência acesas constantemente no painel indicam problemas no veículo. Quando você ignora esses avisos, as consequências podem ser sérias e custosas.

Desvalorização rápida

Trocar seu carro antes que a desvalorização se acelere, pode ser visto como um investimento inteligente. Ao invés de perder dinheiro com a desvalorização, você pode direcionar seus recursos para um veículo que mantenha um valor mais estável ao longo do tempo. Isso protege seu investimento e pode resultar em economias consideráveis a longo prazo.

Trocar para um veículo que mantenha seu valor por mais tempo significa que você está fazendo um investimento mais sólido. Isso é especialmente importante se você planeja trocar de carro novamente no futuro. Sair da manutenção preventiva mais cara é recomendável quando possível.

Baixa eficiência de combustível

Carros com baixa eficiência de combustível não apenas custam mais para operar, como também têm um impacto ambiental negativo. Optar por modelos que proporcionam maior eficiência no consumo de combustível reduz os custos com abastecimento, gerando assim economia financeira a longo prazo.

Muitos carros econômicos podem oferecer tecnologias avançadas, proporcionando uma experiência de condução mais moderna e agradável.

Além disso, contribui com a redução das emissões de carbono, tornando uma escolha mais sustentável. Por isso sempre recomendo conferir ficha técnica e o desempenho do carro escolhido antes de decidir pela compra.

“Independente de trocar ou não de carro, é sempre importante procurar uma oficina de sua confiança e manter a manutenção preventiva do seu carro em dia para evitar problemas mais sérios”, finaliza Luciana Félix.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade