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Qual será o preço da picape BYD Shark?

Modelo híbrido do tipo plug-in de 430 cv foi lançado há alguns dias no Uruguai pelo equivalente a R$ 380 mil. E por aqui, quanto vai custar?

26 ago 2024 - 14h24
(atualizado em 27/8/2024 às 12h26)
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Resumo
Se a picape chegou ao Uruguai ao preço de R$ 380 mil, mas por lá uma Amarok beira os R$ 430 mil... Então dá para imaginar um preço mais em conta em nosso mercado, certo?

Uma picape global, híbrida plug-in e com 430 cv: essa é a receita de sucesso da BYD Shark, que marcou presença no Festival Interlagos Carros 2024 e que deve ser lançada em nosso mercado até outubro.

Mas qual será seu preço? Para responder isso, temos dois pontos:

1. Ela não deverá pedir muito mais do que as picapes médias tradicionais de nosso mercado, até para fazer valer a oferta. Essa é a mesma receita usada pelo BYD King (que mira no Corolla) e pelo Song Pro, que tem foco claro em roubar clientes do Toyota Corolla Cross.

Ou seja, a Shark não pode custar muito mais do que a faixa de valor média de picapes médias do cenário nacional, que hoje fica entre R$ 260 mil e R$ 350 mil.

2. O preço dela no Uruguai, entre US$ 69.490 e US$ 72.990.

Se levarmos em consideração apenas a conversão direta para o Real, sem imposto ou taxa, falamos de dois valores - entre R$ 380 mil e R$ 400 mil.

Mas calma. Uma Volkswagen Amarok V6 naquele mesmo país custa iniciais US$ 77.990 - cerca de R$ 430 mil. Portanto nesse caso vale fazer um exercício de proporção (ou de regra de três) para sabermos mais ou menos a faixa de preço da Shark.

Se a mesma Amarok é vendida por aqui por valores entre R$ 309.990 e R$ 350.990, é possível estimar que a BYD Shark possa chegar com preços entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.

Importante dizer também que, até o momento, a BYD não se manifestou com relação à estimativa de preço que essa picape tem em relação ao Brasil - e que nosso "exercício" nesta nota é apenas especulativo.

Como a Shark vem?

Isso se ela vier em duas versões, como acontece no Uruguai. Por lá, ela passou a ser oferecida em duas versões, ambas com motor 1.5 turbo a gasolina combinado a outros dois elétricos, que juntos rendem 430 cv e podem fazer a picape arrancar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.

Com bateria de 29,6 kWh, ela também pode proporcionar autonomia de até 100 quilômetros em um modo puramente elétrico - ou de 840 km no ciclo híbrido mais econômico, de acordo com o ciclo NEDC europeu.

A Shark é um pouco maior do que uma Toyota Hilux. Tem 5,46 m de comprimento e bons 3,26 m de entre-eixos. Com bom volume para carga e reboque, ela ainda deverá ser equipada com pacote ADAS de última geração e promete ter cinco anos de garantia total e oito para o sistema eletrificado.

BYD Shark deverá custar menos que as tradicionais picapes médias no Brasil
BYD Shark deverá custar menos que as tradicionais picapes médias no Brasil
Foto: Monitor do Mercado
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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