Quantos carros a BYD vende no mercado chinês em uma semana
Veja o impressionante desempenho semanal de vendas da BYD na China a cada semana e a diferença para a Tesla
A BYD vendeu no mercado chinês 51.700 carros de 11 a 17 de dezembro, a Tesla 18.300 unidades e a Wulling 11.900 carros.
A BYD vende no mercado chinês, em apenas uma semana, o mesmo volume que a Volkswagen e a Fiat, somadas, venderam de carros de passeio no Brasil em novembro. Segundo o site Car News China, a BYD registrou 51.700 carros de 11 a 17 de dezembro (semana 50).
Mas engana-se quem acha que a BYD vende apenas carros 100% elétricos. Sua força comercial no segmento de EVs vem também dos híbridos plug-in, como o BYD Qin Plus, um sedã que faz 30 km/l de gasolina e que se tornou líder de mercado este ano (está nos planos para o Brasil).
Nas últimas 20 semanas, o melhor desempenho da BYD foi de 24 a 30 de outubro (semana 39), quando registrou 62.600 carros na China. O pior foi de 30 de julho a 6 de agosto (semana 31), quando vendeu 44.300 carros. A pior semana na BYD na China foi igual ao mês de novembro da líder Fiat no Brasil (somando carros de passeio e veículos comerciais).
A Tesla, que só vende carros elétricos, ficou em segundo lugar na semana 50 na China, com um volume bem mais baixo: 18.300 unidades. Mas o Tesla Model Y deve fechar o ano como o carro mais vendido do mundo, outra conquista dos veículos elétricos a bateria.
Além da BYD e da Tesla, uma montadora que está se destacando no segmento de carros elétricos na China é a Wulling, que tem participação da GM – e dela podem vir os futuros carros elétricos nacionais da Chevrolet. Na semana 50 a Wulling registrou 11.900 carros.
Chery, Omoda, Jaecco, JAC, Ora e GWM, outras marcas chinesas conhecidas no Brasil, não apareceram no ranking dos EVs mais vendidos da semana 50.