Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rally dos Sertões 2023: nos carros, disputa será de alto nível

Sertões BRB 2023 promete competição acirrada entre as supermáquinas e os competidores envolvidos; veja os favoritos

11 ago 2023 - 19h52
(atualizado em 14/8/2023 às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA de Guiga Spinelli
Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA de Guiga Spinelli
Foto: Sertões BRB 2023 / Guia do Carro

A edição 2023 do Sertões BRB começa neste sábado, 12, com a expectativa de uma disputa de altíssimo nível técnico entre as supermáquinas e os competidores envolvidos. Em boa parte, pela experiência dos principais candidatos à vitória, todos com resultados de destaque em ralis cross-country internacionais. Mas também pela briga entre as marcas e suas máquinas de última geração.

São nada menos que quatro campeões dispostos a ampliar seu número de conquistas ao fim dos 3.800 quilômetros de percurso (2.027 deles cronometrados) que levarão pilotos e navegadores de Petrolina (PE) ao Preá (CE), em um prólogo e oito etapas, de 11 a 19 deste mês.

Começando pelos atuais: Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio, que também venceram em 2019, retornam com a Toyota GR Hilux DKR T1+ assistida pela Overdrive e alinhada pela MEM Motorsport. Desde a vitória do ano passado, no Sertões BRB 30 anos, muita coisa mudou.

Lucas passou contar com suporte da Toyota Gazoo Racing Latin America; foi a sensação do último Dakar com a terceira posição final em sua estreia e, ao lado de Kaíque, foi o vice-campeão da Baja Aragón, na Espanha. O que o deixa ainda mais credenciado a buscar o tri.

Mesmo caso dos irmãos Baumgart e da equipe X Rally. Cristian (quatro títulos) e Marcos (um) competirão com os Prodrive Hunter T1+, protótipo desenvolvido por uma das mais tradicionais estruturas dos ralis, com design de Ian Callum (ex-desenhista da Jaguar) e motor Ford V6 3.5 biturbo.

Os dois tiveram a chance de conhecer o novo equipamento no Sonora Rally (etapa mexicana do Mundial) e no Rally do Jalapão, vencido por Marcos. Se Cristian vencer vai se igualar ao maior campeão entre os Carros.

E para esquentar ainda mais a briga de nomes acostumados a vencer, o recordista do Sertões BRB está de volta, após dois anos de ausência. Único penta sobre quatro rodas, Guiga Spinelli alinha para sua 20ª participação no Sertões com a Mitsubishi L200 Triton Sport Racing T1 FIA, no que também será o retorno da marca japonesa, com direito à logo da Ralliart, sua lendária divisão esportiva.

Ainda que com menor curso de suspensão e largura que os modelos do regulamento T1+, Guiga e o igualmente experiente navegador português Paulo Fiúza prometem integrar a luta pelas primeiras posições.

Também é o objetivo de Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com a versão mais recente do buggy sul-africano Century CR6 T, equipada com motorização Audi turbo. E de Sylvio de Barros, Rodrigo Aché, Glauber Fontoura, Julio Capua e Mauro Guedes, com outros exemplares da Toyota Hilux T1.

Os inscritos com as Mitsubishi Triton Sport R farão duas competições em uma: além de inscritos na categoria T2 (Production), participarão de uma disputa à parte que dará, ao vencedor, uma estadia de três dias em Alter do Chão (PA).

Entre eles está Youssef Haddad, engenheiro, navegador e desde o ano passado piloto. Depois de fazer história ano passado como o primeiro a completar o Sertões correndo solo nos carros, ele terá agora a seu lado Igor Quirrenbach.

Na classe T4 (para os UTVs com homologação FIA), um dos destaques é a estreia de Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, organizadora do Sertões BRB. Ao lado do navegador Rodrigo Mello, a ideia é viver a realidade dos competidores por dentro e tirar aspectos importantes para o desenvolvimento da prova. Experiência realizada também por Marcos Moraes, o MEM, que esteve à frente do evento e garantiu sua consolidação a partir dos anos 1990 até 2019.

BF Goodrich

Em 2023, pelo terceiro ano seguido, BF Goodrich será o pneu oficial do Sertões. A marca de pneus vencedora das mais lendárias competições off-road internacionais proporciona aos pilotos a mais alta qualidade em performances como resistência, dirigibilidade e aderência em diversos tipos de terrenos, condição fundamental em provas em que os pneus são submetidos a condições extremas.

Lucas Moraes

“É sempre muito bom correr o Sertões, especialmente defendendo o título. Espero que consigamos fazer uma prova limpa, que é o mais importante. Acredito que essa edição será bem mais técnica que a do ano passado; mais travada, e por isso a parte de acerto do carro será bem mais importante. Fizemos o shakedown e o carro está muito bom. Temos um grid excelente, um formato diferente, e a lição de casa foi feita.”.

Guilherme Spinelli

“É um ano muito especial para mim, já que será meu vigésimo Sertões e um retorno após dois anos sem disputá-lo, tendo a honra de vestir o macacão da equipe oficial Mitsubishi, que também está de volta. E com a participação da minha empresa, a Spinelli Racing, o que é uma responsabilidade e uma motivação extra. Como a decisão foi tomada pouco tempo antes da prova, vamos com o carro na categoria T1 FIA, de 2019. A expectativa é sermos os melhores da categoria e andar bem também na classificação geral”.

Marcos Baumgart

“Será nosso 25° Sertões, sempre cercado de grandes expectativas. Já tivemos o gostinho de correr com o carro novo, fizemos toda a adaptação para as características brasileiras e vamos trabalhar com foco na vitória. O Sertões é único, tem várias armadilhas, mas, com a união de todos na equipe, vamos procurar superar os obstáculos do trajeto”.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade