Ram 1500 Limited estreia e chama Ford F-150 para a briga
Esquenta o clima no segmento das superpicapes americanas: veja os atributos do Ram 1500 Limited, que chega em duas configurações
Esquentou o clima no segmento das super picapes americanas: a Stellantis não quis dar chance para o azar e reagiu à chegada do Ford F-150 com o lançamento do Ram 1500 Limited. O objetivo da supermontadora é manter a hegemonia neste nicho milionário do mercado brasileiro.
O novo Ram 1500 Limited começa a ser vendido no Brasil em duas configurações: a topo de linha e a Night Edition. Se o Ford-F 150 é líder de mercado nos Estados Unidos há quase 50 anos seguidos, a Stellantis lembra que o Ram 1500 Limited é o modelo mais premiado dos últimos quatro anos, com mais de 50 prêmios.
Por isso, se o Ford F-150 custa R$ 479.990 na versão Lariat e R$ 509.990 na Platinum, o novo Ram 1500 chegou ainda mais caro: R$ 529.990 na versão Limited e R$ 539.990 na Limited Night Edition. Claro que o conceito de “caro”, aqui, é para a maioria da população e não para os possíveis clientes, que analisam o conteúdo das duas superpicapes.
Um dos atrativos do Ram 1500 Limited é a suspensão a ar autonivelante Active-Level, que, segundo o fabricante, “traz ganhos em conforto, uso off-road e até eficiência energética”. Como já tem uma linha de picapes 1500 no Brasil, a Ram posiciona a Limited como a “mais luxuosa, confortável e tecnológica do mercado, com forte apelo urbano”.
Em relação ao Ram 1500 Rebel, o Ram 1500 Limited traz, por exemplo, o modo 4x4 Auto no sistema de tração. Assim, a própria picape decide qual é a melhor tração para o momento de uso. Além disso, há as opções 4x4 High e 4x4 Low (reduzida, exclusiva para uso off-road).
O motor é poderoso. Trata-se do celebrado Hemi 5.7 V8 de 400 cv de potência (5.600 rpm) e 556 Nm de torque (3.950 rpm). A transmissão é automática de 8 marchas com seletor giratório no painel. O motor desativa 4 dos 8 cilindros em algumas situações para economizar combustível. Vale lembrar que o Ford F-150 tem 5 cavalos a mais em seu motor 5.0 V8, o mesmo torque e transmissão automática de 10 marchas.
Em relação à 1500 Rebel, a picape 1500 Limited também tem o diferencial com relação mais longa, o que permite rodar com rotações mais baixas em qualquer velocidade.
A suspensão Active-Level permite que o Ram 1500 Limited rode com diferentes alturas do solo. Os cinco modos são os seguintes:
Normal – altura padrão para uso corriqueiro, com 211 mm de altura do solo;
Aero – suspensão baixa 15 mm automaticamente acima de 100 km/h;
Off-road 1 – eleva o vão livre para 241 mm;
Off-road 2 – altura do solo chega a 262 mm;
Park – ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de carga na caçamba, deixando um vão livre de 159 mm.
Com exceção do Ram 1500 Rebel, a capacidade de reboque de 3.647 kg é a maior entre as picapes V8 do mercado. Os pneus 285/45 R22 são Pirelli All Season com rodas de liga leve exclusivas de 22”.
Outra novidade na família Ram que chega com a picape 1500 Limited é o quadro de instrumentos 100% digital de 12” que também passa a equipar os modelos 1500 Rebel, 2500 e 3500 a partir de agora. A tela tem mais de 20 menus à disposição e o motorista pode guardar a configuração favorita no perfil do usuário.
O som é premium Harman Kardon com 19 alto-falantes e 900 watts de potência. O sistema inclui o recurso de cancelamento ativos de ruídos externos.
Quanto à caçamba, o Ram 1500 Limited tem os compartimentos Rambox impermeáveis e com trava, nas duas laterais, têm 107 litros cada. Ao todo são 1.414 litros de volume se somarmos com os 1.200 litros da caçamba.
Ram 1500 Limited (R$ R$ 529.990): detalhes cromados em todo o exterior incluindo para-choques dianteiro e traseiro, gancho de reboque, capa do espelho retrovisor, moldura das janelas, emblemas e ponteira do escapamento. Acabamento interno preto, com volante, painel de instrumentos, console central e painel de porta com revestimentos em madeira e couro genuínos, além de apliques em alumínio.
Ram 1500 Limited Night Edition (R$ 539.990): acabamento pretou e/ou na cor da carroceria, incluido faróis e lanternas com máscara negra, capô esportivo, para-choques na cor da carroceria, ganchos de reboque pretos, grade em preto brilhante, capa do retrovisor em preto brilhante, rodas pretas, moldura das janelas pretas, emblemas pretos e as ponteiras do escapamento pretas. O interior é idêntico ao da picape cromada.
As armas da Ram e da Ford estão colocadas para o consumidor brasileiro. Agora é hora de ver quem terá mais sucesso na conquista de novos clientes, pois em breve outro modelo entrará nessa briga de superpicapes: o Chevrolet Silverado, previsto para o fim do ano.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 5,916 m
Largura: 2,085 m
Altura: 1,972 m
Entre-eixos: 3,670 m
Altura do solo: 211 mm a 262 mm
Ângulo de entrada: 23,5°
Ângulo de saída: 23°
Ângulo de rampa: 20,5°
Tanque: 98 litros
Caçamba
Comprimento: 1,711 m
Largura: 1,295 m
Profundidade: 543 mm
Volume: 1.200 litros
Volume dos RamBox: 107 litros (cada)
Desempenho
0 a 100 km/h: 7s7
Velocidade máxima: 174 km/h
Km/l cidade: 5,5
Km/l estrada: 7,2