Ram desbanca Ford e se torna a 5ª marca de picapes no Brasil
Graças ao sucesso da picape Rampage, a Ram teve em outubro seu melhor mês histórico e tirou a Ford do ranking top 5 de picapes
A Ram desbancou a Ford e se tornou a 5ª marca de picapes no Brasil em outubro. Considerada uma marca aspiracional, a Ram registrou 2.969 picapes no mês, tirando a Ford do ranking top 5 por apenas 43 unidades.
Apesar de a Ford ter mais tradição no mercado brasileiro e ótimo produtos no segmento, a tendência é que a Ram se fortaleça nesta 5ª posição e comece a ameaçar a Toyota, que ficou em 4º lugar com 4.026.
Isso porque a Ram fabrica a picape Rampage em Goiana, PE, com incentivos fisciais que tornam o veículo bastante competitivo. A Nova Ranger, fabricada pela Ford na Argentina, e a Hilux, produzida pela Toyota no Brasil, são picapes de outra categoria, mais caras, por isso as chances de aumento de volume são maiores para a Rampage.
Em outubro, entretanto, a Rampage perdeu para a Ranger por pouca diferença, mas já deixou para traz outra picape tradicional, a S10, da Chevrolet. No acumulado do ano, a Ford ainda está na frente da Ram.
Segundo a Fenabrave, a marca de picapes número 1 em outubro foi a Fiat com 15.961 emplacamentos (Strada e Toro). Em 2º lugar ficou a Chevrolet com 5.231 (Montana e S10). Em 3º ficou a Volkswagen com 4.949 (Saveiro e Amarok).
A Toyota ocupou o 4º lugar com 4.026 (Hilux). A Ram ficou em 5º com 2.969 (Rampage, 1500, 2500, 3500 e Classic) e a Ford terminou o mês em 6º (Ranger, Maverick e F-150).
O segmento de picapes está crescendo como nunca no Brasil e vai crescer ainda mais com a chegada de novos modelos, como o Chevrolet Silverado, o Fiat Titano e (talvez) o Peugeot Landtrek.
Há ainda projetos confirmados como o Volkswagen Tarok e ideias de sucesso no exterior que poderiam vir para o Brasil, como o Hyundai Santa Cruz, o Renault Alaskan e o Honda Ridgeline. Sem contar que a Toyota e a Nissan também possuem picapes de grande porte em outros mercados.