Ram terá picape média inédita com porte de Ford Ranger nos EUA
Diferentemente da Rampage, nova picape média inédita da Ram terá carroceria sobre chassi e será feita nos EUA em 2027; confirma sindicato
A linha de picapes da Ram ficará maior em breve. Cogitada há alguns anos, a tão falada picape média da marca americana foi finalmente confirmada nesta semana. Em um comunicado divulgado pelo sindicato dos metalúrgicos local, a Stellantis confirmou a reabertura da fábrica de Belvidere, em Illinois (EUA). A fábrica, que será reaberta em 2027, fará uma nova picape média sob chassi.
As informações a respeito da nova picape ainda são incertas. O que já se sabe é que o modelo terá arquitetura sob chassi – diferente da Rampage, que tem carroceria monobloco – e o seu porte será menor do que o do Ram 1500. Com isso, é possível prever uma picape com dimensões semelhantes às do Ford Ranger, Chevrolet Colorado e Toyota Tacoma, que serão suas principais concorrentes nos EUA.
De acordo com o comunicado do sindicato UAW, o projeto da picape teve início em 2023. Além disso, a Stellantis também fará investimentos para produzir motores em Kokomo e para produzir a nova geração do Dodge Durango em Detroit (EUA). De acordo com o sindicato, os anúncios foram possíveis após a saída de Carlos Tavares do comando da Stellantis.
Caso a nova picape siga o plano dos lançamentos mais recentes da Stellantis, ela deve utilizar a plataforma STLA Frame, uma base modular projetada para picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi. A nova base pode abrigar motores a combustão, híbridos ou elétricos, e estará nos próximos lançamentos eletrificados da Ram e Jeep.
De acordo com a Stellantis, a plataforma STLA Frame foi projetada para oferecer alcance líder na categoria, com até 1.100 km com extensor de autonomia e 800 km em BEV, além de capacidade de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. Além disso, a plataforma também suporta travessias em água de até 610 mm, já pensando em situações off-road nas linhas Jeep e Ram, além de opções com tração dianteira, traseira ou 4x4.
Sendo assim, é possível esperar que a nova picape da Ram tenha opções eletrificadas de motorização e também versões a gasolina. O novo modelo será posicionado abaixo do Ram 1500, possivelmente com preços mais baixos do que a finada Ram 1500 Classic. Ao contrário do Ram 1200 vendido no México, que é um rebadge do Fiat Titano, a picape média da Ram feita nos EUA será um modelo inédito.
Como será produzida nos EUA, a futura picape média da Ram não tem previsão de lançamento no Brasil. Ao contrário das demais picapes da marca, ela chegaria ao Brasil com o imposto de importação de 35%, o que inviabilizaria o preço do modelo no país. A solução seria produzi-la em Goiana (PE), ou em outra fábrica em países do Mercosul ou México.