Rampage Bio-Hybrid é problema para Ford Maverick Hybrid
Veja como a Ram pode dar um xeque-mate na estratégia da Ford, que depende de importação para vender vender a picape Maverick
Na briga entre as picapes monobloco Ram Rampage e Ford Maverick, a nova arquitetura Bio-Hybrid da Stellantis pode ser decisiva. Atualmente, a Maverick Hybrid não tem concorrentes. Por isso, a Ford cobra mais pela picape, apesar de ela não ser tão sofisticada como a Maverick FX4 Lariat.
Com a possibilidade de contar com três diferentes tecnologias híbridas na produção local, entretanto, em dois ou três anos o jogo pode virar a favor da Rampage na questão do consumo e das emissões.
Das três arquiteturas disponíveis na Stellantis, a Ram pode pensar em duas diferentes aplicações para a Rampage a curto e médio prazos: Bio-Hybrid e-DCT e Bio-Hybrid Plug-in. A primeira é um sistema híbrido full não plugável, como o do Ford Maverick.
Hoje a Maverick Hybrid tem um motor a combustão de 165 cv e um motor elétrico de 128 cv, resultando numa potência combinada de 194 cv. O torque combinado é de 279 Nm. A Rampage a gasolina tem 272 cv e 400 Nm.
A Rampage ganha em potência e desempenho, mas perde em consumo. Na cidade, a Maverick Hybrid faz 15, 7 km/l de gasolina contra 7,8 km/l da rival. Na estrada, a Maverick Hybrid faz 13,6 km/l contra 9,7 da Rampage.
Com o sistema Bio-Hybrid e-DCT a Rampage ficaria muito mais econômica e ainda conseguiria competir em preço. Bastaria adicionar uma bateria de 1 kWh de capacidade e uma máquina elétrica de até 16 kW (cerca de 22 cv) que atuasse diretamente na transmissão (que seria nova).
Mas, se a Ford tem pretensões de ser uma marca aspiracional, com os veículos posicionados no topo, a Ram já é tudo isso. Portanto, talvez a Stellantis pense em ir além. Como? Com uma Rampage Bio-Hybrid Plug-in.
Se adotar o sistema híbrido plug-in, a Ram colocará a Rampage numa posição ainda mais exclusiva. Para isso, teria que adicionar um motor elétrico de até 44 kW (cerca de 60 cv) e uma bateria de alta voltagem com até 12 kWh de capacidade.
Assim, a Rampage reduziria drasticamente as emissões, ampliaria o alcance e ainda teria tração puramente elétrica como opção. Se não bastasse, a Stellantis ainda tem o Fiat Toro, possivelmente com o Bio-Hybrid e-DCT para atacar o Ford Maverick por baixo. A Ford poderia reagir, mas como não produz localmente, dependeria da estratégia global.
Preços (versões a gasolina)
Ford Maverick FX4 - R$ 224.890
Ford Maverick Hybrid - R$ 234.890
Ram Rampage Rebel - R$ 249.99
Ram Rampage Laramie - R$ 259.99
Ram Rampage R/T - R$ 269.990