Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rampage e Maverick parecem iguais, mas se evitam como podem

AUTO ANÁLISE: Veja como o Ram Rampage e o Ford Maverick evitaram o confronto direto entre as versões e provocam o consumidor

22 jun 2023 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Ram Rampage e Ford Maverick: conceitos semelhantes, mas realizações diferentes
Ram Rampage e Ford Maverick: conceitos semelhantes, mas realizações diferentes
Foto: Stellantis / Ford / Guia do Carro

Duas picapes médias compactas com carroceria monobloco, de marcas americanas especialistas no segmento, Ram Rampage e Ford Maverick parecem iguais, mas se evitam como podem. Mesmo com sete versões no total, eles não competem diretamente. Este é o resultado da análise feita pelo Guia do Carro.

No caso do Ford Maverick, as duas versões têm o mesmo preço, mas posicionamentos diferentes, pois uma versão é híbrida. E o Ram Rampage optou por um motor a diesel e outro bem mais potente do que o da rival. Por isso, é difícil comparar as duas picapes com o objetivo de dizer qual é a melhor; depende muito do tipo de uso do cliente.

A Rampage de entrada, Rebel 2.0 Turbo Diesel, custa R$ 239.990. Teoricamente compete com a Maverick 2.5 Híbrida, que custa R$ 244.990. A vantagem de preço se torna mais acentuada a favor da Rampage quando são colocados os equipamentos que cada picape oferece. 

Ram Rampage Rebel
Ram Rampage Rebel
Foto: Stellantis / Guia do Carro

São pelo menos 18 itens a mais, como faróis de neblina, controle de descida, sensor de estacionamento, tração integral, piloto automático adaptativo, vários itens de segurança e até conta-giros.

Entretanto, a Maverick Híbrida é imbatível em performance e consumo em relação à Rampage Turbo Diesel. A picape da Ford é bem mais rápida (0 a 100 km/h em 8s7 contra 10s9), tem mais potência (194 cv contra 170 cv) e dá um banho em consumo. 

Com gasolina, a Maverick Híbrida faz 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Com diesel, a Rampage Rebel faz 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Como o diesel está com o preço médio próximo ao da gasolina (R$ 5,02 contra R$ 5,40 pela ANP), vantagem da Maverick. Mas a vantagem em alcance não é tão grande: 775 km para a Ford e 744 km para a Ram.

A Ram dá o troco nos aspectos técnicos de uma picape. A Rampage carrega 1.015 kg contra apenas 659 kg da Maverick, é bem mais alta (264 mm de vão livre contra apenas 200 mm) e têm ângulos de entrada, saída e central muito melhores.

Ford Maverick Hybrid
Ford Maverick Hybrid
Foto: Ford / Guia do Carro

Portanto, para quem quiser rodar na cidade (sem muitas valetas) e na estrada, a Maverick está competitiva. Mas, para quem quiser pegar uma estrada de terra, passar por ruas ruins e não abre mão dos vários itens de segurança ausentes na Maverick Híbrida, a Rampage Rebel é mais indicada.

Outras versões

Quanto à versão mais equipada do Ford Maverick, Lariat FX 2.0 de 253 cv, seu posicionamento é mais off-road. Nessa parada, entretanto, ele perde para as duas versões da Rampage Rebel e até para as duas Rampage Laramie, pois são mais altas.

Ram Rampage Laramie
Ram Rampage Laramie
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Aqui depende de qual motor da Rampage será comparado. Se for com o 2.0 Turbo Diesel de 170 cv, embora continue sendo mais equipada do que a Maverick, a Rampage perderá ainda mais em potência e desempenho, mas vai consumir menor e a diesel. Mas já será R$ 5.000 mais cara na Laramie.

Se for com o 2.0 Hurricane 4 da Ram, a Rampage vira o jogo do desempenho a seu favor, pois são 272 cv contra 253 cv. Mas há um empate técnico na aceleração de 0 a 100 km/h (7s1 contra 7s2). A Ram vence por pouco no torque (400 Nm contra 380), mas perde no consumo. Vale dizer que com o motor Hurricane 4 a carga máxima da Rampage cai para 750 kg.

Ford Maverick Lariat FX4
Ford Maverick Lariat FX4
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Ambas com gasolina, a Rampage faz 7,9 km/l na cidade e 9,7 na estrada, enquanto a Maverick faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 na estrada. Mas a Rampage Rebel também custa R$ 5.100 a mais. E se a opção for pela Laramie, a Ram custa R$ 15.100 a mais. É uma diferença que pode fazer diferença na hora da compra.

Finalmente, a Rampage ainda tem a versão esportiva R/T, sem rival na linha Maverick. Como se vê, as picapes são parecidas e têm bastante coisa em comum (principalmente o conceito de construção sem chassi), mas as versões se evitam diretamente.

Ram Rampage R/T
Ram Rampage R/T
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Mas existe ainda a questão da marca. A Ram é uma marca aspiracional, já se tornou uma das mais desejadas do público brasileiro, e suas picapes têm acabamento nitidamente superior ao da Maverick, que carrega nas costas (ou na caçamba) o peso da Ford, que não é aspiracional e tenta se reposicionar no mercado depois de encerrar a produção local.

O Ram Rampage é fabricado no Brasil, na fábrica de Goiana, PE. O Ford Maverick chega importado do México, onde é produzido na fábrica de Hermosillo. Uma das dificuldades para o crescimento da Maverick é a grande procura pela picape nos Estados Unidos, o que deixa pouca margem de manobra para a Ford no Brasil.

Resenha: como a Rampage mexe (e muito) no mercado de picapes:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade