Ranking global: BYD (9º lugar) já vende o dobro da Fiat (18º)
Saiu o ranking global de marcas de carros de 2023: Toyota venceu com folga, BYD tirou a Mercedes do top 10 e Fiat é a nº 1 da Stellantis
Demorou, mas finalmente saiu o ranking global de vendas de carros de 2023. Os dados foram publicados no perfil Car Industry Analysis, do analista Felipe Munoz, no Instagram. A estrela do ano passado foi a chinesa BYD, que subiu para o 9º lugar e tirou a Mercedes do ranking top 10.
Com 2,885 milhões de carros vendidos (automóveis e comerciais leves), a BYD mostrou que é um fenômeno global. A montadora chinesa, que só fabrica carros elétricos e híbridos plug-in, está em 9º lugar e sua venda é o dobro da Fiat, marca “imbatível” no Brasil, que ocupa apenas o 18º lugar no mundo. A Fiat também confirmou que é a marca número 1 da Stellantis.
A vitória mais uma vez foi da Toyota e com um banho global de vendas: 9,483 milhões de carros, uma distância considerável para a vice-campeã global, Volkswagen, que registrou 5,276 milhões de veículos leves.
Das marcas top 10 no Brasil, seis marcas conseguiram entrar nesse fechado clube também no ranking global: Toyota (1º), Volkswagen (2º), Hyundai (4º com 3,993 milhões), Honda (5º com 3,854 milhões), Nissan (6º com 3,290 milhões), BYD (9º) e Chevrolet (10º com 2,790 milhões).
Já a Ford, que no Brasil virou apenas importadora, brilha muito no ranking global com um robusto 3º lugar, conquistado com 4,246 milhões de vendas – a maioria das picapes F-Series (como a F-150, vendida no mercado brasileiro).
Outras duas marcas com vendas modestas no Brasil, estão no top 10 global: Kia em 7º lugar com 3,087 milhões e Suzuki em 8º com 3,072 milhões. Das 10 marcas de carros mais vendidas do mundo, 7 são asiáticas (quatro do Japão, duas da Coreia e uma da China).
Além da BYD duas outras marcas chinesas estão à frente da Fiat: Changan (13º lugar com 1,899 milhão) e Wuling (17º com 1,351 milhão). Uma situação impensável no Brasil, a Fiat ocupa o 18º lugar com 1,350 milhão, número muito próximo das duas marcas chinesas que fecham o top 20: Geely em 19º com 1,341 milhão e Chery em 20º com 1,311 milhão.
Das outras marcas da Stellantis – que domina com facilidade o mercado brasileiro –, depois da Fiat vêm a Peugeot em 22º lugar com 1,124 milhão, a Jeep em 23º com 1,037 milhão, a Citroën em 31º com 745 mil e a Ram em 38º com 676 mil unidades vendidas.
Em seu comentário, Felipe Munoz observou que “a Tesla subiu algumas posições, superando grandes marcas como Renault e Fiat”, e que a Hyundai bateu seu recorde de vendas porque “tal como a Toyota, é bastante global, com presença em todo o lado”.
Veja abaixo o gráfico completo publicado pelo perfil @carindustryanalysis, que é especializado em estatísticas da indústria automobilística global.