Renault Austral: o que já sabemos do anti-Compass francês
Com visual moderno e porte de Jeep Compass, novo Renault Austral será revelado oficialmente no dia 8 de março e pode chegar ao Brasil
Falta pouco para conhecermos o novo Renault Austral. Com lançamento oficial marcado para o dia 8 de março, o SUV francês anti-Jeep Compass começa a mostrar mais alguns detalhes antes da estreia. Depois de mostrar imagens do interior do carro e uma unidade camuflada em testes, a Renault divulgou um novo teaser do Austral. O novo modelo deve chegar ao mercado europeu no segundo trimestre de 2022.
A imagem divulgada nesta semana pela Renault revela um esboço do design frontal do novo Austral. Seguindo a nova identidade visual da montadora francesa, o novo SUV aposta em linhas musculosas, sobretudo no capô e nos para-lamas. Os faróis de led de formato irregular trazem assinatura visual em formato de “C”. Eles serão ligados por uma barra horizontal ao novo logotipo da Renault.
A grade dianteira terá elementos quadriculados. Logo abaixo, o para-choque terá entradas de ar centrais e laterais, além de um aplique prateado na parte inferior. Na lateral, o novo Renault Austral terá linha de cintura elevada, e apliques pretos nas caixas de roda. Também é possível ver que a área envidraçada acompanha o design da carroceria, e traz uma moldura prateada que forma uma curva dinâmica que segue até a porta traseira.
Na parte de trás, o Renault Austral terá lanternas de led em formato de “C”. O comprimento do modelo será de 4,51 m, e o Renault Austral poderá acomodar até 5 passageiros. De acordo com a Renault, o nome Austral foi inspirado na palavra latina “australis”, e remete “às cores e ao calor do hemisfério sul”.
“Criamos o design externo do Novo Austral com base na nova linguagem ‘sensual tech’ da marca Renault. O resultado é uma combinação de formas generosas, com ombros esculpidos, laterais mais salientes e a integração de detalhes sutis, como os faróis high-tech, que dão ainda mais personalidade ao design”, explica Agneta Dahlgren, diretora de projetos de design na Renault.
Por dentro, o novo SUV vai apostar em um acabamento refinado. De acordo com a Renault, o painel e as portas terão revestimentos acolchoados e com materiais sensíveis ao toque. Além disso, o Renault Austral também terá iluminação ambiente e detalhes em madeira e metal. Outro destaque fica para o painel de instrumentos digital e a central multimídia de aspecto vertical, que formarão uma peça integrada.
A Renault ainda não revelou detalhes sobre a motorização do novo Austral. No entanto, é provável que o novo SUV ofereça opções de motorização híbrida (plug-in ou não) e talvez até 100% elétricas. O Renault Austral também deve trazer o mais recente pacote de tecnologias da montadora francesa, e será posicionado no mercado europeu acima do SUV-cupê Arkana.
Outras informações sobre o novo Renault Austral devem ser reveladas apenas no dia da apresentação oficial do modelo, no dia 8 de março. O novo SUV médio deve chegar oficialmente ao mercado europeu no segundo trimestre deste ano, esquentando a briga com os modelos Jeep Compass, Peugeot 3008 e Volkswagen Tiguan. Por outro lado, o Renault Austral ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
No entanto, como a Renault pretende focar cada vez mais em SUVs e modelos mais refinados, o Austral pode ser oferecido futuramente no mercado brasileiro. O lançamento do Austral no país também iria de encontro à inspiração latina no nome do modelo. Caso realmente venha, o novo SUV deve chegar ao país apenas importado, e deve ser oferecido acima do futuro Renault Bigster.