Renault confirma SUV inédito com motor 1.0 turbo no Brasil
Novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR); modelo inédito terá plataforma modular CMF-B e novo motor 1.0 turbo
A Renault terá novidades importantes em breve no Brasil. A montadora francesa anunciou nesta segunda-feira (7) que vai produzir a nova plataforma modular CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Além disso, a Renault também confirmou que vai produzir um novo SUV nesta plataforma no país.
O anúncio foi feito ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) pelo presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, e pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. A chegada de novos produtos faz parte da fase “Renovation” do plano estratégico Renaulution na América Latina, que prevê a mudança da estratégia do Renault Group de volumes para valor.
Dentre as alternativas, a Renault pode apostar suas fichas em um SUV compacto inédito, que seria posicionado entre o Dacia Stepway de terceira geração e o atual Duster, conforme o Guia do Carro antecipou em setembro do ano passado. Conhecido internamente como HJF, o novo SUV compacto seria concorrente do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus. O designer Kleber Silva (@kdesignag) fez algumas projeções de como pode ser o futuro SUV da Renault.
“A decisão de localizar a moderna plataforma CMF-B no Brasil visa oferecer na América Latina o mesmo nível de conteúdo e qualidade que oferecemos mundialmente”, afirma José Vicente De Los Mozos, EVP Industrial Renault Group. A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano estratégico Renaulution.
Com isso, a Renault passa a focar em modelos de maior valor agregado, focando em rentabilidade. “A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Após um ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado exatamente há um ano, a Renault do Brasil realizou o lançamento do novo Captur com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, Kwid 2023, da nova Master 2023 e do Duster com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, além do lançamento do Zoe E-Tech Electric, em abril de 2021, e a confirmação da comercialização do Kwid E-Tech Electric, ainda este ano no Brasil. A conclusão deste ciclo de investimento acontecerá no primeiro semestre deste ano com mais um lançamento.
A Renault ainda destacou que a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os colaboradores em 2020, trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação desta nova plataforma, do novo SUV e do novo motor 1.0 turbo. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).