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Renault confirma SUV inédito com motor 1.0 turbo no Brasil

Novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR); modelo inédito terá plataforma modular CMF-B e novo motor 1.0 turbo

7 mar 2022 - 18h12
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Projeção do futuro SUV da Renault feita por Kleber Silva
Projeção do futuro SUV da Renault feita por Kleber Silva
Foto: Kleber Silva/KDesignAG (@kdesignag)

A Renault terá novidades importantes em breve no Brasil. A montadora francesa anunciou nesta segunda-feira (7) que vai produzir a nova plataforma modular CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Além disso, a Renault também confirmou que vai produzir um novo SUV nesta plataforma no país. 

O anúncio foi feito ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) pelo presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, e pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo. A chegada de novos produtos faz parte da fase “Renovation” do plano estratégico Renaulution na América Latina, que prevê a mudança da estratégia do Renault Group de volumes para valor.

Projeção do futuro SUV da Renault feita por Kleber Silva
Projeção do futuro SUV da Renault feita por Kleber Silva
Foto: Kleber Silva/KDesignAG (@kdesignag)

Dentre as alternativas, a Renault pode apostar suas fichas em um SUV compacto inédito, que seria posicionado entre o Dacia Stepway de terceira geração e o atual Duster, conforme o Guia do Carro antecipou em setembro do ano passado. Conhecido internamente como HJF, o novo SUV compacto seria concorrente do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus. O designer Kleber Silva (@kdesignag) fez algumas projeções de como pode ser o futuro SUV da Renault.

“A decisão de localizar a moderna plataforma CMF-B no Brasil visa oferecer na América Latina o mesmo nível de conteúdo e qualidade que oferecemos mundialmente”, afirma José Vicente De Los Mozos, EVP Industrial Renault Group. A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano estratégico Renaulution.

Novo Dacia Stepway europeu
Novo Dacia Stepway europeu
Foto: Dacia / Divulgação

Com isso, a Renault passa a focar em modelos de maior valor agregado, focando em rentabilidade. “A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Após um ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado exatamente há um ano, a Renault do Brasil realizou o lançamento do novo Captur com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, Kwid 2023, da nova Master 2023 e do Duster com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, além do lançamento do Zoe E-Tech Electric, em abril de 2021, e a confirmação da comercialização do Kwid E-Tech Electric, ainda este ano no Brasil. A conclusão deste ciclo de investimento acontecerá no primeiro semestre deste ano com mais um lançamento.

A Renault ainda destacou que a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os colaboradores em 2020, trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação desta nova plataforma, do novo SUV e do novo motor 1.0 turbo. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024). 

Guia do Carro
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