Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renault dá uma força para a Nissan e libera criação de um “Twingo japonês”

Aliança Renault Nissan teve mudanças que favorecem as duas montadoras; foco é ajudar na recuperação da empresa japonesa

31 mar 2025 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários
Renault Twingo E-Tech será a base do inédito Nissan elétrico da categoria A
Renault Twingo E-Tech será a base do inédito Nissan elétrico da categoria A
Foto: Renault/Divulgação

Depois que a Nissan desistiu de se associar à Honda, só notícias boas têm vindo da montadora japonesa. A novidade desta segunda-feira, 31, é que a Aliança Renault Nissan passou por uma revisão que visa fortalecer a recuperação da empresa do Japão. A Renault liberou a criação de um “Twingo japonês” para a Nissan.

Trata-se de um inédito carro elétrico da categoria A, posicionado abaixo do novo Nissan Micra, que também será totalmente elétrico. O objetivo é ter um carro para competir diretamente com o BYD Seagull (Dolphin Mini no Brasil) e eventualmente com o “Up elétrico” da Volkswagen (ID. One).

As duas empresas anunciaram novos projetos estratégicos, que vão reforçar a presença da Renault na Índia e liberar a Nissan do investimento na Ampere – empresa que desenvolve veículos elétricos e softwares. São dois movimentos que fortalecem a parte financeira da Nissan, que vendeu 51% das ações da Renault Nissan Automotive India. O Grupo Renault agora detém 100%.

A Nissan vai manter sua presença na Índia, com um importante foco no aumento de sua cobertura de mercado. Mesmo sem participação da montadora japonesa, a empresa deve continuar a produzir modelos Nissan, incluindo o novo Nissan Magnite, sendo um pilar fundamental para os futuros planos de expansão da empresa.

A Nissan escolheu o Renault Group para desenvolver e produzir um veículo derivado do Twingo, projetado pela Nissan. O carro já está sendo chamado de “Twingo japonês”, mas terá todas as características de um Nissan, usando a tecnologia da Renault em um carro para o mercado europeu, a partir de 2026. A ideia é fazer um Nissan anti-BYD Seagull (Dolphin Mini).

O Novo Acordo da Aliança Renault Nissan deve ser alterado para aumentar a flexibilidade de cada uma das duas empresas referente à sua participação cruzada, definindo a obrigação de mantê-la em 10% (em vez dos atuais 15% de participação).

“O Renault Group tem um grande interesse que a Nissan recupere sua performance o mais rápido possível”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group. “Com um mindset pragmático e com foco no negócio, discutimos sobre as soluções mais eficientes para apoiar o plano de recuperação da empresa e desenvolver oportunidades para criar valor para o Renault Group. Este Acordo de Princípio beneficia ambas as partes e demonstra o mindset de agilidade e eficiência da Nova Aliança.”

Luca de Meo disse que “a Índia é um mercado-chave para a indústria automotiva e o Renault Group vai implementar um ecossistema e uma organização industrial eficientes no país”. O Renault Twingo, totalmente elétrico, é parte importante dessa estratégica.

“Nossa meta é criar um modelo de negócio mais ágil e eficiente, que vai nos permitir reagir rapidamente às condições de mercado em constante mudança e manter a liquidez dos nossos investimentos futuros”, disse Ivan Espinosa, Presidente e CEO da Nissan. 

“Mantemos nosso compromisso com o mercado indiano, para entregar veículos adaptados às necessidades dos consumidores locais, com vendas e serviços de primeiro nível para nossos clientes atuais e futuros”, completou Espinosa, que está mudando a forma como a Nissan atua.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade