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Renault e Google aumentam parceria sobre dados dos clientes

Google passa a ser o principal fornecedor de nuvem do Renault Group; parceria iniciada em 2018 será ampliada para conhecer mais os clientes

8 nov 2022 - 18h34
(atualizado em 9/11/2022 às 17h14)
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Esquema do acordo da Renault e do Google
Esquema do acordo da Renault e do Google
Foto: Renault / Divulgação

O Renault Group e o Google anunciaram nova etapa em sua parceria, para o desenvolvimento e implantação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” (SDV), bem como aceleração do processo de digitalização do grupo.

A Renault captura 1 bilhão de dados diariamente em todas suas plantas industriais, linhas de produção conectadas, dados de supply chain hospedados e analisados na nuvem.

O Google será o principal parceiro no objetivo de conhecer cada vez mais os usuários dos carros das marcas Renault, Alpine e Dacia, além da empresa Mobilize, para o ambiente interno e externo do veículo. As duas empresas também vão expandir os esforços no armazenamento de dados na nuvem. 

Iniciada em 2018, a parceria Renault-Google vai criar um verdadeiro gêmeo digital (Digital Twin) com as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) mais avançadas, para facilitar tanto a integração contínua de serviços no veículo como criação de novas aplicações embarcadas (In-Car Services) e não embarcadas sob medida.

No futuro, a Renault vai transformar todo seu modelo operacional para a nuvem, para aumentar a agilidade, performance e lucratividade. “A complexidade da arquitetura eletrônica dos veículos está aumentando exponencialmente devido à sofisticação das funcionalidades e serviços desejados pelos clientes”, disse Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“Nossa parceria estratégica com o Google vai permitir acelerar nossa transformação digital de ponta a ponta, desde a fase de desenvolvimento e produção até o lançamento no mercado, agregando valor para os nossos clientes”, acrescentou De Meo. 

Os primeiros exemplos de desenvolvimento incluem:

- Manutenção preditiva, para melhor detectar e retificar falhas quase em tempo real, se necessário.

- Experiência personalizada a bordo do veículo (In-Car Services), para se adaptar ao comportamento de condução e destinos mais utilizados, como eletropostos, etc.

- Modelos de seguro baseados no uso e comportamento de condução real.

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