Renault encerra produção do Scénic para focar em SUVs
Após 26 anos de mercado e mais de 5 milhões de unidades vendidas, Renault Scénic pode retornar em breve como um SUV elétrico de 7 lugares
Lembra do Renault Scénic? Lançado originalmente em 1996, o monovolume acaba de dar adeus ao mercado europeu. A primeira baixa veio da versão de cinco lugares, que já não consta mais no site francês da Renault. E de acordo com o site Caradisiac, a montadora francesa deve encerrar em breve a comercialização da versão de 7 lugares, que é conhecida como Grand Scénic. No Brasil, o Renault Scénic foi vendido em duas gerações entre 1999 e 2010.
Popular entre a década de 90 e o início dos anos 2000, o segmento de minivans está cada vez menor. O fim da produção do modelo ocorre poucas semanas depois do anúncio de que a Citroën encerraria a fabricação do Grand C4 SpaceTourer até julho deste ano. No entanto, há rumores na imprensa europeia de que o nome Scénic poderia retornar em um inédito SUV elétrico de 7 lugares. Com isso, a Renault passa a oferecer apenas a minivan Espace, que também pode se tornar um SUV em breve.
Ao todo, o Renault Scénic teve quatro gerações em 26 anos de produção. Somente a primeira delas – que foi a única produzida no Brasil – teve mais de 2,8 milhões de unidades comercializadas. Lançada em 1996, a primeira geração do modelo trazia o nome Renault Mégane Scénic, e tinha componentes em comum com o hatch médio. Pouco tempo depois, o monovolume perdeu o nome extra, passando a ser chamado apenas de Scénic.
Em 2003, o Renault Scénic ganhou uma nova geração, que teve pela primeira vez versões de cinco ou sete lugares (Grand Scénic). Em 2008, a Renault trouxe a versão Grand Scénic para o Brasil. Oferecida de forma importada, a minivan era concorrente do recém lançado Citroën C4 Picasso e do Chevrolet Zafira. Pouco tempo depois, em 2009, o Renault Scénic ganhou uma terceira geração na Europa. Esta, por sua vez, não chegou ao Brasil.
No país, a primeira geração do Renault Scénic foi produzida até 2010. Junto com o Renault Mégane Grand Tour, ambos foram indiretamente substituídos pelo Renault Duster em 2011, antecipando a onda de SUVs que viria nos anos seguintes. Na Europa, o Renault Scénic ganhou a quarta e última geração em 2016. Apesar da plataforma modular e do design moderno, o monovolume vendeu apenas 20.678 unidades em 2021. Ao todo, mais de 5 milhões de exemplares do Renault Scénic foram comercializados ao redor do mundo.