Renault Kardian com câmbio manual estreia por R$ 106.990; já dirigimos
Primeiras impressões: Fiat Pulse que se cuide. Renault Kardian com câmbio manual é mais potente, barato e equipado. Mas será que convence?
A linha do Renault Kardian acaba de ficar maior no Brasil. A marca francesa passa a oferecer a partir desta sexta-feira, 11, o Kardian com câmbio manual de seis marchas. Disponível apenas na versão Evolution, a nova opção estreia por R$ 106.990 e mantém o motor 1.0 turbo flex de 125 cv e 220 Nm. O Guia do Carro já testou o novo Renault Kardian manual entre as cidades de São Paulo (SP) e São Roque (SP).
Para quem já conhece o Renault Kardian, a boa notícia é a de que os grandes predicados do modelo se mantiveram na versão manual. Por falar no câmbio, a caixa de marchas JX22 é produzida em Portugal pela Horse, e faz sua estreia no Brasil justamente no Kardian. Com seis marchas, ela tem foco em eficiência e consumo de combustível.
Ao dirigir, os engates são bem precisos e justos. A sexta marcha funciona como um overdrive, em velocidades de cruzeiro e na estrada. Em uma situação de ultrapassagem, basta reduzir para quarta marcha que o carro logo "desperta", à medida que as rotações do motor aumentam. Afinal, os 125/120 cv (etanol/gasolina) estão presentes a partir da faixa de 5.000 rpm.
Já os 220/200 Nm de torque (e/g) estão disponíveis, respectivamente, a 2.250 rpm e 2.000 rpm. Isso garante boas saídas de sinal e retomadas, ainda que o novo Renault Kardian manual não tenha proposta esportiva. As relações entre as marchas são mais curtas nas três primeiras marchas.
Por outro lado, trata-se de uma relação bem mais "conservadora" do que a do finado Renault Sandero R.S., este sim um esportivo. Como o foco do Kardian é eficiência, o consumo de combustível é um dos destaques do modelo, com a quinta e sexta marchas mais longas. De acordo com a Renault, a caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor.
De acordo com o Inmetro, o novo Renault Kardian faz em média 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada com gasolina, e 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Durante o nosso test-drive, conseguimos atingir médias de 17 km/l na estrada em alguns momentos.
A nova versão com câmbio manual traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC. Com isso, a linha Kardian passa a oferecer as seguintes versões:
- Evolution 1.0 T MT - R$ 106.990
- Evolution 1.0 T AT - R$ 118.090
- Techno 1.0 T AT - R$ 129.990
- Première Edition 1.0 T AT - R$ 138.990
No mais, o restante da receita é o mesmo que já é encontrado nas demais versões do Kardian. A suspensão filtra bem os impactos, enquanto a posição de dirigir é elevada. O acabamento é um dos melhores entre os Renault nacionais, embora haja apenas peças de plástico rígido com bons encaixes.
O painel de instrumentos digital de 7” possui fácil visualização, enquanto a central multimídia de 8" com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio tem comandos intuitivos e rápidos, sem travamentos. Ao contrário da versão topo de linha – que traz freio de estacionamento elétrico – o Kardian manual conta com a função por alavanca convencional. O porta-malas tem 358 litros de capacidade (VDA).
Por fora, o design é moderno, e conta com barras de teto funcionais, que suportam até 80 kg de carga. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Kardian é o primeiro carro feito sobre a plataforma modular RGMP (Renault Group Modular Platform), a mesma que será base da segunda geração da picape Oroch e do inédito SUV médio da Renault no Brasil.
Em conclusão, a nova versão manual do Renault Kardian é uma adição bem-vinda ao modelo, pois trata-se de uma versão mais acessível que manteve as qualidades do SUV. Cada vez mais raros no mercado brasileiro, os carros com câmbio manual ainda agradam a quem gosta de "sentir" mais o carro, ainda que sacrifiquem boa parte do conforto no anda-e-para das grandes cidades brasileiras.
Com a atual diferença de preços (R$ 11.100) entre a versão Evolution manual e automática, o câmbio manual pode fazer mais sentido caso o orçamento seja mais apertado. Ele também é uma opção mais interessante do que o Fiat Pulse 1.3 com câmbio manual, que é mais caro (R$ 107.990), menos potente (125 cv x 107 cv) e menos equipado.
Principais equipamentos de série do novo Renault Kardian Evolution 1.0 T MT:
- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital 7”
- Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com
- espelhamento sem fio
- Ar-condicionado digital com função auto
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Roda de ferro de 16” com calotas bitom
- Aerofólio traseiro
- Start&Stop
- Modo ECO com EcoScoring
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros