Renault Kardian terá versão turbo com câmbio manual
SUV da Renault trará de volta o câmbio manual de seis velocidades do Sandero RS ao mercado nacional; opção já existe para exportação
Em breve, uma nova versão do Renault Kardian, produto mais recente da marca, estará disponível. Trata-se de uma opção com câmbio manual, confirmada durante o Festival Interlagos 2024. O conjunto, de seis marchas, é o mesmo utilizado no esportivo Sandero RS, elogiado por engates precisos e boa usabilidade.
Vale dizer que essa versão do Kardian com câmbio manual já existe, mas equipa somente modelos feitos para exportação, que têm como destino países como México e Argentina. Além disso, o conjunto é pareado ao motor 1.6 aspirado a gasolina, de 113 cv, não oferecido no mercado brasileiro, que usa motor turbo.
A transmissão emprestada do antepassado esportivo deverá, no entanto, ser calibrada para uma condução mais urbana - e não com as curtíssimas relações do antigo RS. Além disso, deverá ter ajuste mais suave, tanto de engates quanto da embreagem, uma vez que a proposta agora é bem diferente.
A nova caixa encontrará o motor 1.0 turboflex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que tem 120 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina - e 125 cv e 22,4 kgfm com etanol. Além disso, deverá equipar uma única versão, a Evolution, atualmente disponível com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Ainda é cedo para falar em valores, mas estima-se que a nova versão custe por volta dos R$ 105 mil.