Renault Kardian vai ganhar versão 1.0 turbo com câmbio manual
Renault anuncia no Festival Interlagos 2024 que o Kardian vai ganhar, ainda este ano, câmbio MT6; motor 1.6 será só para exportação
A Renault anunciou boas novidades no Festival Interlagos 2024, na manhã desta quinta-feira, 8, em São Paulo. Segundo a montadora francesa, o Renault Kardian vai ganhar uma versão 1.0 turbo com câmbio manual de 6 marchas ainda este ano.
A Renault disse também que não há previsão para versões com motor 1.6 para o mercado brasileiro. O Kardian 1.6 será exclusivo para exportação.
Um novo SUV médio (categoria C) chegará no ano que vem. Ele será um produto inédito, do porte do Jeep Compass, e seu primeiro mercado será o Brasil. Ou seja, não é o Rafale, nem Duster, nem Symbioz ou sequer o novo Captur.
O inédito Renault usará a mesma plataforma modular do Kardian (que é um SUV crossover compacto da categoria B). Os primeiros protótipos sairão da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) já nos próximos meses, com design e projeto desenvolvidos pela Renault América Latina.
O futuro SUV médio deve ganhar versões híbridas, mas elas não estão confirmadas para o lançamento. A Renault confirmou que está desenvolvendo um novo motor híbrido, mas também não disse qual será.
A nova geração europeia do Dacia Duster, que está em fase de estudos, ainda não foi confirmada para o Brasil. É possível que o Renault Duster "nacional" siga na linha por um bom tempo ainda.
Quanto à versão de produção do conceito Niagara (que será a nova picape Oroch), ainda não tem data de lançamento, mas a Renault confirmou que segue trabalhando no projeto. O Renault Oroch seria mais bem aceito pelo público se não tivesse um consumo alto. Por isso, há especulações sobre a utilização do motor 1.0 turbo do Kardian em algum momento.
Ainda não há previsão de vender o novo Renault 5 elétrico e o futuro Renault Twingo elétrico no Brasil. De acordo com a montadora, a gama de elétricos da marca no país é adequada, com o Kwid E-Tech voltado para clientes empresariais que desejam reduzir as emissões de carbono e o Megane E-Tech com foco no cliente particular que gosta de carros elétricos.