Renault Rafale é o novo SUV cupê da marca francesa
Renault Rafale estreia novo padrão visual da marca e será oferecido inicialmente apenas com conjunto híbrido de 200 cv na Europa
A Renault apresentou na segunda-feira, 19, o seu novo SUV cupê Rafale, que será oferecido no mercado europeu apenas com conjunto motriz híbrido, inicialmente. O modelo estreia o novo padrão visual da marca, criado por Gilles Vidal, ex-diretor de design da Peugeot.
Por conta disso, não é de se estranhar (e nem considerar como algo negativo) que o Renault Rafale exiba detalhes que parecem ter sido inspirados no Peugeot 408, especialmente o conjunto óptico – com a nova assinatura luminosa inaugurada no novo Clio –, a grade com maiores dimensões e o capô. O resultado é bastante agradável.
Estilo à parte, o Renault Rafale – nome que remete ao do caça bombardeiro produzido pela Dassault francesa – é produzido sobre a plataforma CMF-CD, a mesma usada pelos modelos Austral e Espace, tendo 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e 2,74 m de entre-eixos, medidas que indicam um bom nível de conforto para os ocupantes, apesar do prejuízo provocado pelo estilo cupê da carroceria. O porta-malas, para se ter ideia, tem ótima capacidade para 530 litros de bagagem.
Inicialmente, a Renault anunciou que o Rafale será oferecido somente com conjunto motriz híbrido, formada pelo motor a combustão de 1.2 litro acoplado a um elétrico e a um gerador, e tudo conectado à bateria de íon-lítio. A potência combinada, segundo a montadora, é de 200 cv e a gestão do conjunto é gerenciada por um sistema oriundo da F1. Futuramente, a montadora afirma que o Rafale terá uma versão com tração integral híbrida do tipo Plug-in com 300 cv.
Por dentro, o Renault Rafale mostra similaridade com o Austral e o Espace, especialmente por conta do quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” e a central multimídia com monitor de 12”.
Os bancos contam com reforços nas laterais a fim de garantir conforto e segurança, por conta do comportamento dinâmico mais esportivo do SUV cupê. O revestimento em tecido Alcantara contribui para manter o condutor na posição ideal, além de reforçar o espírito esportivo do modelo e ser ecológico (é o primeiro tecido do tipo feito com material reciclado).
Se você se entusiasmou com o estilo do novo Renault Rafale e gostaria de vê-lo no Brasil, é melhor aguardar com muita paciência. Afinal, a empresa já chegou a anunciar que traria outros modelos, como o Koleos e, mais recentemente, o Arkana, mas nada se concretizou.