Renault Stepway: vale a pena comprar a versão com motor 1.0?
Rodamos durante uma semana com a única versão do Stepway com motor 1.0, que é mais barato do que o Renault Sandero S Edition
Por R$ 3.200 a menos do que o Sandero S Edition (esportivado), a Renault oferece o Stepway Zen 1.0, que custa R$ 79.990. Apesar do recente aumento de R$ 2.000, ainda é um dos carros mais acessíveis do Brasil.
O Renault Stepway concorre diretamente com o Citroën C3 Live Pack 1.0, que custa R$ 1.000 a menos. Com exceção do consumo e de alguns equipamentos pontuais, o Renault Stepway dá um banho no Citroën C3 na comparação de potência, espaço, airbags, painel, multimídia e acabamento.
O que é novo – O motor 1.0 SCe de 3 cilindros estreou na linha Stepway depois que a Renault reduziu drasticamente a oferta do Sandero, desistindo da ideia de fazer dele um hatch altinho. Este motor tem 8 cv a mais do que o 1.0 da Citroën com gasolina e 7 cv a mais com etanol.
Nos itens de segurança o Renault Stepway Zen 1.0 vem equipado com airbags laterais (dois a mais do que o C3), alarme, faróis de neblina, luz de condução diurna e sensor de estacionamento traseiro.
A cabine oferece ar-condicionado, ajuste do volante em altura, vidros elétricos dianteiros, destravamento remoto do porta-malas e multimídia completa, com Android Auto e Apple CarPlay, conta-giros (ausente no Citroën C3) e indicador da temperatura externa (também ausente no rival).
O que nós gostamos – O câmbio manual de 5 marchas tem bons engates e o motor 1.0 se adaptou muito bem a este carro; nem poderia ser diferente, pois ele nada mais é do que um Sandero elevado.
O Stepway 1.0 é quase 1 segundo mais rápido do que o Citroën C3 e desenvolve boa velocidade a partir de 60 km/h. Rodando a 100 km/h, o ponteiro do conta-giros indica 2.500 rpm; a 120 trabalha em 3.200 giros. Parece muito, mas é idêntico ao Volkswagen Polo 1.0 MPI.
A praticidade do carro é um ponto alto. No dia-a-dia, o Renault Stepway 1.0 nos deu a sensação de “vestir” o motorista. A ausência de alguns pequenos luxos (como espelhos elétricos e rodas de liga leve) é compensada por um bom comportamento dinâmico e preço mais acessível.
O conforto também agradou. O interior não tem luxo, mas é digno. Os bancos acomodam muito bem e não provocam cansaço nas viagens. A suspensão tem boa dose de conforto.
O que pode melhorar – Tudo pode melhorar num carro que já tem nova geração na Europa. Mas a Renault avisou que o novo Dacia Stepway não será replicado no Brasil, o que é uma pena, pois a tendência é que o “nosso” Stepway fique mais defasado em dois ou três anos.
O ruído interno provocado pelo funcionamento do motor poderia ser diminuído. O design está bem resolvido na dianteira e na traseira, mas a lateral do carro não agrada. De qualquer forma, as calotas parecidas com rodas de liga leve deram um charme.
Potência e KML – O Renault Stepway 1.0 tem 79 cv com gasolina (100 Nm de torque) e 82 cv com etanol (103 Nm). Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e atinge 163 km/h.
O consumo não é ruim (7,3 litros/100 km), mas é um pouco pior do que o do C3 (6,9 litros/100 km). Com gasolina, Stepway 1.0 faz 13,0 km/l na cidade e 13,7 na estrada. Com etanol, faz 9,3 km/l na cidade e na estrada.
Veredicto – Vale a pena comprar o Renault Stepway 1.0 porque ele é muito prático no uso diário, bem econômico e ainda cumpre bem seu papel viagens curtas, com o carro vazio. Para quem faz viagens longas, com peso, o Stepway 1.6 é mais indicado. Além disso, é bastante competitivo perante seu maior rival, o Citroën C3.
Dimensões e capacidades
Comprimento: 4,070 m
Largura: 1,733 m
Altura: 1,536 m
Entre-eixos: 2,590 m
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 50 litros
Preços do Renault Stepway
Zen 1.0 MT - R$ 79.990
Zen 1.6 MT - R$ 101.790
Iconic 1.6 CVT - R$ 113.240