Renault Taliant adianta futuro do Logan no Brasil
Lançado na Turquia, Renault Taliant é baseado na terceira geração do romeno Dacia Logan; sedã pode chegar ao Brasil em 2022
O Renault Taliant pode ser o sucessor do Logan no Brasil. Após aparecer em imagens vazadas, o sedã compacto acaba de ser lançado oficialmente na Turquia. Baseado no Dacia Logan de terceira geração, o Taliant conta com elementos de design da Renault e substituirá localmente a segunda geração do Logan -- que na Turquia é vendido com o nome de Symbol. O modelo pode ser uma das sete novidades que a Renault prepara para o Brasil até 2022.
Por fora, as diferenças de design do Renault Taliant e do Dacia Logan se concentram na dianteira e na traseira. Na frente, o Taliant conta com a identidade visual da marca francesa. Os faróis de formato angular contam com assinatura visual em LED. A grade dianteira tem destaque para o logotipo da Renault, e tem linhas inspiradas no Clio europeu.
Na lateral, a única diferença entre os dois modelos são as rodas com design inédito. Na traseira, o Renault Taliant conta com lanternas de LED com aspecto horizontal, que invadem a tampa do porta-malas. A placa fica localizada no para-choque, e o nome do modelo é centralizado, abaixo do logotipo da marca francesa.
Construído sobre a plataforma modular CMF-B, o Renault Taliant é maior do que o Logan atual. O novo sedã mede 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,50 m de altura, sendo 4,7 cm mais longo, 11,5 cm mais largo e 2,8 cm mais baixo. O entre-eixos é de 2,64 m, 1,4 cm a mais. O porta-malas é de 628 litros, enquanto o atual leva 510 litros.
Por dentro, o Renault Taliant conta com um console com linhas horizontais, com poucas alterações em relação ao Dacia Logan. Na versão de entrada, há um suporte no painel para o smartphone no lugar da central multimídia. Nas demais configurações, o destaque fica para a central multimídia de 8’’ com suporte à função Apple CarPlay sem fio.
Na Turquia, o Renault Taliant será vendido nas versões Joy e Touch. De série, o sedã oferece freios ABS, vidros elétricos, faróis automáticos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro. Os preços na versão turca variam de 179.900 liras turcas (R$ 113.083) a 212.900 liras turcas (R$133.826) na versão topo de linha Touch.
Sob o capô, o Renault Taliant oferece três opções de motor. A primeira é o 1.0 SCe aspirado de 65 cv e 99 Nm, e a segunda é o 1.0 TCe turbo de 90 cv e 160 Nm. Há ainda uma versão GNV 1.0 turbo que oferece 100 cv. O câmbio pode ser um manual de cinco ou seis marchas (este na versão turbo), ou um automático do tipo CVT.
O modelo está nos planos da Renault do Brasil para suceder o Logan. No entanto, ainda não se sabe se o futuro sedã nacional manterá o nome atual ou se chamará Taliant. A estratégia de utilizar um nome inédito pode ser válida para se distanciar da imagem atual do Logan, que sempre foi associada a preços mais baixos. A escolha de novos nomes para ambos os modelos também pode ir de encontro com os planos da Renault de oferecer modelos mais refinados, como o futuro SUV baseado no conceito Bigster.
Se isso acontecer, pode-se esperar a oferta de novos equipamentos e um acabamento mais caprichado do que o da geração atual. Se nada mudar os planos da Renault, o novo Taliant -- ou Logan -- pode chegar ao Brasil até 2022 junto com o Sandero, uma vez que a marca prometeu lançar cinco novidades e dois carros elétricos até o primeiro semestre do ano que vem.