Renault Zoe movido a esterco bate recorde de autonomia
Equipado com uma célula de combustível alimentada de biomassa e hidrogênio, protótipo do Renault Zoe rodou 2.055 km sem abastecer na França
Um Renault Zoe modificado com uma célula de combustível alimentada por biomassa e hidrogênio bateu um recorde mundial de autonomia na última quarta-feira (11). O hatch francês preparado pela ARM Engineering atingiu a marca de 2.055,68 km rodados sem abastecer no circuito de Albi (França). As informações são da Agence France-Presse.
O resultado equivale a mais de 5 vezes o alcance de um Renault Zoe original – que roda até 385 km com uma carga completa. Ele é equipado com um propulsor elétrico de 135 cv de potência e 245 Nm de torque. Com isso, o Zoe acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e chega aos 140 km/h de velocidade máxima. Ele é vendido no Brasil na versão Intense, com preço inicial de R$ 239.990.
Dentre as modificações realizadas pela ARM Engineering, estão a utilização de uma carga completa da bateria e a instalação de um tanque de 200 litros de G-H3, um biocombustível que é produzido a partir de esterco e hidrogênio. Juntos, eles alimentam uma célula de combustível, que gera eletricidade. Sendo assim, o Renault Zoe modificado era capaz de gerar eletricidade para alimentar a própria bateria.
De acordo com a AFP, o recorde do Renault Zoe foi atingido após uma jornada de quase três dias no circuito de Albi, uma tarefa que contou com o revezamento de cinco pilotos ao volante do protótipo. O recorde anterior era do Toyota Mirai, que rodou uma distância de 1.360 km com apenas uma carga nos EUA, em agosto de 2021.
De acordo com o presidente da ARM Engineering, Marc Lambec, o mecanismo utilizado pelo Renault Zoe é adaptável para um veículo com motor de combustão convencional. "Em um veículo térmico, o dispositivo permite reduzir em 80% as emissões de CO2 e suprimir as partículas finas", afirma. De acordo com o executivo, é necessário cerca de meio litro de G-H3 para produzir um kWh de eletricidade.