Renegade em alta? Kicks bombando? Como está o mercado de SUVs
ANÁLISE: do líder T-Cross, da Volkswagen, à família Tiggo (5x, 7 e 8), da Caoa Chery, veja quais SUVs estão em alta ou em baixa
Apesar das insistentes notícias sobre o fim do Jeep Renegade (que a Stellantis não confirma), o SUV fabricado em Pernambuco é uma das grandes surpresas do ano. O Renegade acaba de ultrapassar o Jeep Compass e é, no momento, o SUV mais vendido da Stellantis no Brasil, com quase 19 mil registros até maio.
Vale a pena observar o que está acontecendo no mercado de SUVs para decidir uma compra. O Volkswagen T-Cross é o líder com 25,6 mil vendas, mas somente esta semana, no dia 13 de junho, estreia o modelo remodelado, que passou por seu primeiro facelift.
O rival mais próximo do T-Cross é o Hyundai Creta, que tem 24,7 mil vendas. O Creta é também o carro mais vendido no varejo em 2024, considerando todas as categorias. Isso significa que é um SUV que tem ótima aceitação por parte do público e vive com promoções interessantes. Agora mesmo, pode ser comprado com desconto de até R$ 13.500.
Outro SUV que está bombando em 2024 é o Nissan Kicks, que já soma 23,5 mil vendas este ano. O Kicks tem um conceito minimalista e carece de um motor turbo, mas a Nissan está feliz com seus resultados, tanto que ele não vai sair de linha quando chegar a nova geração. Isso é importante para quem pensa em comprar um Kicks.
Ainda dentro da casa das 20 mil vendas temos o Chevrolet Tracker com 22,9 mil registros e o Volkswagen Nivus com 20,5 mil. O Tracker é um ótimo carro para esta categoria, mas deve ter queda de vendas pela paralisação da produção no Rio Grande do Sul, devido à tragédia climática.
É interessante notar que temos dois modelos da Volkswagen no top 5 e nenhum da Jeep – fato raro. Os Jeep só aparecem no sexto e no sétimo lugar com a dupla Renegade e Compass. Se o Renegade está em alta (e com condições diferenciadas em junho), o Compass está em baixa – em maio levou um banho de vendas do Toyota Corolla Cross.
Mesmo assim, o Jeep Compass é líder entre os SUVs médios, que são maiores do que os SUVs compactos. Depois do Compass e do Corolla Cross quem surge é o Tiggo 7, da Caoa Chery, que teve forte queda nas vendas de maio, mas está com grande procura. O problema é que sua espera é muito grande, de quase seis meses.
Por isso, o SUV da família Tiggo mais vendido é o Tiggo 5x, que ocupa o 12º lugar com 11,6 mil registros. Já o Tiggo 8, que é um SUV grande, está num bom 20º lugar (considerando seu preço).
Mas já que estamos falando de SUVs grandes, a maior atração é o BYD Song Plus, único carro híbrido da montadora chinesa no Brasil. Está em 14º com 8,1 mil registros, liderando o segmento D-SUV, que antes tinha como líder o Jeep Commander.
O Haval H6, da GWM, que é uma novidade, e o SW4, da Toyota, que não é novidade nenhuma, vêm logo a seguir, com propostas diferentes e volume de vendas parecido, na casa dos 6,2 a 6,9 mil registros.
Mas, voltando aos SUVs compactos, que são os mais procurados pelo público, vale destacar ainda que o Fiat Fastback está vendendo mais do que o Fiat Pulse, devido ao design e por oferecer um porta-malas muito maior, e que o Honda HR-V se mantém no top 10, mas sem a força do HR-V da antiga geração.
Dos modelos mais recentes, o Renault Kardian já obteve mais vendas do que o Citroën C3 Aircross e o Honda ZR-V, que disputa o 24º lugar com o Ford Territory, carro que melhorou muito e foi eleito o Melhor SUV no Prêmio Trend Car 2024. Veja abaixo o ranking da Fenabrave. Os 40 SUVs mais vendidos já somam 326 mil unidades este ano.