Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renova Ecopeças: "Sustentabilidade se tornou fundamental"

Marca da Porto que recicla e reusa peças automotivas de carros sinistrados diz que o pensamento no futuro deixou de ser algo "abstrato"

23 out 2024 - 14h34
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Marca de peças automotivas reutilizadas criada pela Porto Seguro, Renova Ecopeças afirma que sustentabilidade se tornou parte fundamental de sua missão

"Hoje, a Renova Ecopeças é um pilar estratégico da Porto Serviço". Essas são palavras de Daniel Morroni, diretor da empresa que faz parte da Porto Serviço, unidade de negócios do Grupo Porto.

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem deixado de ser um conceito abstrato e se consolidado como uma estratégia fundamental no mundo corporativo. As empresas não podem mais operar alheias à responsabilidade socioambiental, especialmente em setores que têm impacto direto no meio ambiente.

É nesse contexto que a Renova Ecopeças tem desempenhado papel crucial, buscando alinhar inovação e responsabilidade em um modelo de negócio sustentável.

A Renova Ecopeças nasceu há 11 anos com uma missão clara: transformar o ciclo de vida dos veículos de forma sustentável, promovendo o reuso de peças de carros sinistrados. Mais do que um projeto, a Renova é uma solução para um dos maiores desafios da indústria automotiva: a gestão de resíduos.

A empresa acredita que a economia circular é um dos caminhos mais promissores para a sustentabilidade empresarial. O processo visto como ideal pela Renova consiste em recuperar peças de carros acidentados ou inutilizados, dar-lhes uma "nova vida" e colocá-las novamente à disposição do mercado.

Esse modelo não apenas reduz significativamente o volume de sucata e resíduos destinados a aterros, mas também minimiza a extração de recursos naturais para fabricação de novas peças.

"Hoje, contamos com estoque de 20 mil peças, e um grande diferencial é que todas que são revendidas são certificadas pelo Detran, garantindo segurança e conformidade com a Lei do Desmonte. A certificação é um selo de qualidade que assegura a procedência das peças, garantindo que elas foram corretamente desmontadas e inspecionadas", afirma Morroni.

"Graças a essa rigorosa conformidade, a Renova Ecopeças se tornou referência no mercado, se tornando um benchmark para a implementação dessa legislação. Nosso modelo de negócios é frequentemente citado como exemplo de boas práticas na aplicação da lei, ajudando a regulamentar o setor e a promover mais transparência e segurança para os consumidores", complementa o executivo.

Impacto ambiental e social

Além do impacto ambiental, a Renova Ecopeças gera um impacto social positivo. Por meio da venda de peças reutilizáveis e certificadas, isso cria uma alternativa mais acessível ao consumidor final.

Oficinas mecânicas, empresas de reparação e clientes podem adquirir peças de alta qualidade com preços mais competitivos, sabendo que estão comprando produtos inspecionados e aprovados pelos órgãos reguladores, e com garantia.

Ao abraçar a sustentabilidade como parte de sua estratégia, a Porto não só atende as demandas do mercado por práticas mais conscientes, mas também molda um futuro onde a economia e o meio ambiente coexistam de forma equilibrada.

O objetivo da Porto para o futuro é expandir ainda mais o impacto positivo da Renova Ecopeças, ampliar as operações e fortalecer parcerias que promovam a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

A Renova Ecopeças, portanto, é uma peça-chave na engrenagem que move a Porto em direção a um futuro mais sustentável e responsável. "Estamos entusiasmados com o que vem pela frente e comprometidos em continuar liderando o caminho para uma economia mais circular e sustentável. O futuro, para nós, é verde, inovador e está apenas começando", finaliza Morroni.

Renova Ecopeças
Renova Ecopeças
Foto: Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade