Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Retorno do IPI deixará carros até 2,2% mais caros em janeiro; entenda

O cálculo feito pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que cada ponto percentual de IPI afeta em 1,1% o preço ao consumidor

26 dez 2013 - 11h12
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O governo estendeu o prazo de recomposição das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis e móveis, que não vão mais voltar integralmente a partir de janeiro, para até meados de 2014</p>
O governo estendeu o prazo de recomposição das alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis e móveis, que não vão mais voltar integralmente a partir de janeiro, para até meados de 2014
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Com a decisão do governo de retomar gradualmente a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os automóveis e comerciais leves ficarão até 2,2% mais caros a partir de janeiro. O cálculo feito pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) aponta que cada ponto percentual de IPI afeta em 1,1% o preço ao consumidor.

Conforme divulgado na terça-feira, o tributo que incide sobre o carro "popular", com motor 1.0, passa de 2% para 3% em janeiro, com previsão para chegar a 7% em julho. O IPI dos carros flex de 1.0 a 2.0 passa de 7% para 9%, e alcança 11% em julho do ano que vem. Nos carros com motores unicamente movidos a gasolina, a alíquota passa de 8% para 10%, variando para 13% em julho.

A alíquota dos automóveis foi de 7% para zero no ano passado para estimular a indústria nacional, tendo sido recomposta para 2% até 31 de dezembro de 2013. O decreto do governo federal retoma a alíquota anterior gradativamente. A estimativa é que o aumento do imposto eleve a arrecadação em R$ 950 milhões até  o meio do ano.

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/economia/infograficos/guia-carros-0km/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/economia/infograficos/guia-carros-0km/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Airbag e ABS

O cálculo também não leva em consideração a lei que obriga todos os veículos feitos no Brasil a serem equipados com airbag e freios ABS a partir de janeiro. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a determinação deve encarecer os modelos "populares", que ainda não tinham os itens de segurança, entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. No entanto, o acréscimo pode alcançar até R$ 3 mil, como no caso do Peugeot 207 Active, que teve seu preço ajustado de R$ 30.990 para R$ 33.990 neste mês com a inclusão dos equipamentos.

Automóveis IPI normal IPI em 2013 A partir de janeiro Impacto no preço
Até 1.0 l 7% 2% 3% +1,1%
Até 2.0 flex 11% 7% 9% +2,2%
Até 2.0 gasolina 13% 8% 10% +2,2%
Utilitários 8% 2% 3% +1,1%
Caminhões 5% 0% 0% 0%
Vídeo relembra história da Kombi, carro que deixa de ser produzido no país:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade