Review: Citroën C3 You coloca hatch na era turbo (e vale a pena)
Agora com motor turbinado e com preço competitivo, Citroën C3 adiciona o melhor ingrediente no tempero do “hatch com atitude SUV”
Rodamos 10 dias com o novo Citroën C3 You Turbo 200, nova versão do “hatch com atitude SUV”. O slogan é plenamente justificável porque o Novo C3 oferece aos usuários suspensão mais elevada do que a da concorrência e posição de dirigir “altinha”. Na verdade, bem alta, inclusive no banco do passageiro.
Com a versão You, nova configuração topo de linha, o Citroën C3 acrescenta o melhor ingrediente em seu tempero. Ele entra na era turbo com um excelente motor, o 1.0 T200 da Stellantis, que já equipa vários carros da Fiat, Peugeot e da própria Citroën (todos filhotes da supermontadora).
Durante a avaliação do Guia do Carro, o Citroën C3 You enfrentou estrada, areia, descida íngreme, subida pesada, chuva, neblina, sol e buracos nas cidades. Este hatch compacto tem 180 mm de vão livre e 39 graus de ângulo de saída (mais do que os 33 graus do Jeep Renegade, um SUV).
O motor 1.0 turbo substitui o antigo 1.6 aspirado de 120 cv que equipava o C3 2024. Na linha 2025, a estrela é o 1.0 turbo. Sempre abastecido com etanol (havia um pouquinho de gasolina) e conduzido de forma econômica, fez bons 10,5 km/l de média. Pelo PBEV do Inmetro, o C3 Turbo 200 faz 7,8 km/l na cidade e 8,8 na estrada com etanol.
É com esse combustível que o motor 1.0 turbo entrega mais potência: 130 cv a 5.750 rpm. Com gasolina, são 125 cv também a 5.750 rpm e o consumo melhora. No ciclo PBEV ele faz 11 km/l na cidade e 12,8 na estrada. O torque é sempre de bons 200 Nm a 1.750 rpm. Agora pensa: são 130 cavalos num carro de apenas 1.115 kg.
Com uma relação peso/potência muito boa, de 8,6 kg/cv, o Citroën C3 You entrega ao motorista muito dinamismo nas acelerações e retomadas de velocidade. O carro ficou tão bom de dirigir que chega a dar prazer na cidade. Tem uma tocada gostosa. Não passa aquela sensação, dos famosos 1.0 aspirados, de estar se arrastando nas ruas.
Na estrada o Citroën C3 You também mostra grande desenvoltura. O câmbio automático CVT de 7 marchas utiliza bem a potência e não deixa o consumo descambar para o desperdício. Uma pena, entretanto, que a Citroën tenha sido muquirana no quadro de instrumentos digital. Não há contagiros e isso é ruim num carro de 130 cavalos.
O contagiros não é um enfeite. Ele é uma ferramenta que permite ao motorista dirigir de forma mais econômica e também de utilizar mais potência quando achar mais conveniente. É bem verdade que o Citroën C3 You não oferece câmbio borboleta, mas há opção de trocas manuais pela alavanca. E mesmo que não houvesse, o contagiros tinha que estar lá.
A Citroën buscou um novo posicionamento no Brasil e está oferecendo tecnologias modernas com preços mais acessíveis do que a concorrência. Mas, para isso, precisa abrir mão de alguns itens, que talvez considere supérfluos ou com menos apelo de mercado.
O contagiros é um deles. O câmbio borboleta é outro. Também não há airbags de cortina (protege os passageiros de trás) e tampouco a hipermeganecessária alça de segurança para os passageiros.
Principalmente porque o banco do passageiro da frente é muito alto (meio exagerado, como no Citroën Basalt), e sem ajuste de altura, a alça de segurança no teto faz muita falta no C3 You. Afinal, o carro é rápido. Vai de 0 a 100 em apenas 8,4 segundos e chega a 194 km/h.
O porte do Novo C3 também o torna versátil. O C3 You mede 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura e quase 1,59 m de altura. É facílimo de estacionar. O interior do C3 You não tem sofisticação, mas é agradável. A Citroën conseguiu tornar os plásticos do painel mais atraentes do que outras montadoras conseguiram em carros mais caros.
Para além disso, a central multimídia é excelente e dispõe de uma grande tela central de 10 polegadas. Conecta Android Auto e Apple CarPlay com facilidade e o uso do Waze, por exemplo, não torna um tormento a tarefa de buscar uma rádio, como em muitos modelos.
Finalmente, as suspensões têm regulagem para o conforto e o rodar do carro é bastante agradável. Na cidade, parece um tratorzinho, pois enfrenta qualquer irregularidade, porém de forma confortável. A boa notícia é que a suspensão mole não prejudica o comportamento direcional na estrada. Nesse ponto, os Citroën brasileiros são mais agradáveis de dirigir do que os Citroën europeus.
Os pneus do Citroën C3 You ajudam na estabilidade e no conforto, pois têm banda de rodagem larga e perfil alto, medidas 195/65 em rodas de 15 polegadas. As rodas pretas deram um toque de esportividade ao hatch francês, que é produzido em Porto Real (RJ) na moderna plataforma CMP da Stellantis (mais avançada do que a MP1 do Fiat Argo Trekking).
Junte a isso um razoável espaço traseiro com o entre-eixos de 2,54 m, um porta-malas de 315 litros (generoso para o padrão da categoria) e uma carga útil de 400 kg, além de uma direção bem leve em manobras, e a receita está mais do que aprovada.
Com a nova versão You Turbo 200, o Citroën C3 agora tem duas opções de motor. 1.0: aspirado de 75 cv e turbo de 130 cv. Se não for em alguma promoção, não se acha um hatchback turbo automático no preço do Citroën C3 You. Gostamos!
Preços do Citroën C3 e promoção
- C3 Live 1.0 MT - de R$ 77.590 por R$ 70.590
- C3 Live Pack 1.0 MT - de R$ 85.390 por R$ 78.090
- C3 Feel 1.0 MT - de R$ 88.290 por R$ 81.690
- C3 You Turbo 200 AT - de R$ 100.990 por R$ 96.990